Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe uso de arquitetura hostil em espaços públicos, é aprovada na Câmara

Padre Lancellotti quebrou pedras que impediam acesso dos moradores de rua aos viadutos. Foto: Reprodução Padre Júlio

A maioria do plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (22), o projeto de lei (PL 488/21), do Senado – de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) -, que proíbe o uso de arquitetura hostil em espaço urbano ao livre trânsito da população de rua em espaços públicos. Denominada Lei Padre Júlio Lancellotti, a proposta veda uso equipamentos urbanos como pinos metálicos pontudos e cilindros de concreto nas calçadas para afastar pessoas em situação de rua. A matéria segue para sanção presidencial.

O projeto foi apresentado após o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, quebrar a marretadas os blocos de paralelepípedos instalados pela Prefeitura em viadutos da capital paulista.

Deputada Erika Kokay. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ao orientar o voto “sim” pela Oposição, a deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou a importância da proposta que carrega o nome do Padre Júlio Lancellotti que, segundo ela, tem uma vida dedicada aos direitos da população em situação de rua.

“São direitos que têm centralidades, uma delas é a própria moradia. Mas é um conjunto de políticas públicas que têm que atingir uma população que, em grande medida, é invisibilizada pelo Estado. É preciso que a população em situação de rua seja respeitada e para ela sejam construídas as condições para o exercício pleno da dignidade”, defendeu Erika Kokay.

Para a deputada, ao se admitir que existe no Brasil esse tipo de arquitetura hostil “para ferir os corpos, para impedir que a população em situação de rua possa se abrigar em um viaduto, possa se abrigar em uma marquise, ou seja, é constatar que trocamos a necessidade de políticas públicas pela lógica de expulsão, de violência, de violência contra essa população

Deputada Maria do Rosário. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em nome da Minoria, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) declarou “sim” à proposta e acrescentou: “Só há necessidade de existir um projeto, uma lei que impeça a arquitetura hostil porque existe hostilidade e violência contra pessoas que se encontram vivendo nas ruas”, sentenciou.

Para Rosário, é necessário ir além de aprovação da lei. “É preciso não apenas aprovar essa lei, como também enfrentar a hostilidade, a violência, a indiferença, o desprezo, e vivermos mais a palavra de justiça proposta por quem carrega o seu nome nessa lei: o Padre Júlio Lancellotti”.

Deputado Joseildo Ramos. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Ao se posicionar favoravelmente em nome da Bancada do PT, o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) disse que o projeto “traz à tona a falta de política pública para o povo em situação de rua”. Ele disse ainda que, quando uma iniciativa legislativa como essa recebe o nome do Padre Lancellotti, “premia a luta de alguém que está fazendo algo visível para a ausência quase absoluta de políticas públicas que, a partir de agora, deverão ser discutidas de maneira aprofundada e séria”.

Acordo sobre aviação civil internacional

A Câmara dos Deputados aprovou também o projeto de decreto legislativo (PDL 329/21), que contém os protocolos à Convenção de Aviação Civil Internacional adotados na 39ª Assembleia da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, Canadá, em 6 de outubro de 2016. O texto segue ao Senado.

PDC 2440/06

O plenário da Câmara rejeitou recurso contra a apreciação conclusiva do projeto de decreto legislativo (PDC 2440/06), que outorga permissão à Fundação Antonio Gomes Neto para executar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), com fins exclusivamente educativos, na cidade de Lavras da Mangabeira (CE). O projeto aprovado em 2007, seguirá para o Senado.

 

Benildes Rodrigues com informações da Agência Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100