Em audiência com Toffoli, Presidência da CDHM aponta importância do trabalho dos peritos para o combate à tortura

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT-PE), se reuniu com o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, nessa terça-feira (25), para tratar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 607) contra o Decreto n° 9.831/2019, que determina que peritos que integram o MNPCT prestem serviço não remunerado. O encontro também contou com a participação do deputado Helder Salomão (PT-ES), de Bárbara Suelen Coloniese, Coordenadora do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, e do perito Daniel Caldeira de Melo (MNPCT).

Criado em 2013, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) é o órgão responsável pela prevenção e combate à tortura e a outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, nos termos do Protocolo Facultativo à Convenção das Nações Unidas contra a Tortura. Atualmente a remuneração dos peritos está garantida por liminar da justiça.

Carlos Veras reforçou que a plena condição de funcionamento do MNPCT é um tema muito caro à proteção dos direitos humanos no Brasil. O parlamentar expôs que a situação do Brasil é uma exceção no cenário internacional, já que dos 71 países que possuem mecanismos de combate à tortura, 66 remuneram seus membros, em três essa informação é desconhecida e apenas na Alemanha esse trabalho acontece de forma voluntária, visto que o país vem fechando presídios e a população carcerária está em queda.

O deputado Helder Salomão relembrou que em visita a Genebra em 2009 com a deputada Erika Kokay (PT-DF), a Secretaria do Subcomitê de Prevenção à Tortura da ONU considerou que as mudanças feitas pelo governo brasileiro são contrárias ao Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura, por entender que enfraquecem o papel do Mecanismo a tal ponto que corre o risco de se tornar praticamente inoperante.

O parlamentar também relembrou que foram realizadas em 2005 quatro visitas da ONU ao Brasil e um inquérito pelo Comitê contra a Tortura sobre o tema, que apontaram a necessidade de um Sistema de Prevenção da Tortura forte, independente e eficiente no Brasil.

Assessoria de Comunicação/CDHM

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex