Comissão da Câmara aprova projeto que desburocratiza compras da agricultura familiar

Deputado Patrus Ananias. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou por unanimidade o parecer favorável do relator, deputado Patrus Ananias (PT-MG), pela admissibilidade do projeto de lei (PL 1.666/2015), que facilita a aquisição de produtos vegetais e subprodutos da agricultura familiar, dispensando a classificação obrigatória, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A medida considera ainda os instrumentos de garantia da qualidade sanitária e nutricional dos produtos alimentícios adquiridos.

O PL visa dar mais efetividade aos programas de transferência de renda, com objetivo de oferecer alimentação de qualidade à população empobrecida e às crianças e adolescentes da rede pública, além de incentivar a agricultura familiar.

Patrus Ananias destacou que a dispensa dos entraves burocráticos é importante para que os produtos cheguem ao seu destino – os beneficiários do PAA e do PNAE – em boa qualidade, em condições efetivas de serem consumidos.

Com a experiência de ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no governo Lula, e do Desenvolvimento Agrário, no governo Dilma Rousseff, Patrus Ananias explicou que os entraves burocráticos atrapalham a aquisição desses alimentos, dificultam a vida dos agricultores familiares e podem mesmo comprometer, pela demora, a qualidade dos alimentos. “A dispensa da classificação não representa nenhum risco, exatamente porque é feita pelo Poder Público, com os cuidados e as atenções necessárias. E existem os mecanismos normais que o estado brasileiro já tem, que devem ser dinamizados para fiscalização desses produtos, sem acrescentarmos outros entraves que aumentam mais ainda a burocracia e chegam num limite que impedem mesmo a entrega desses produtos”.

Compra direta

O deputado reforçou que se trata de uma compra direta dos pequenos produtores, sem atravessadores, e que a burocracia, sim, incide sobre a qualidade dessa entrega. “Quem conhece a realidade rural sabe que especialmente os produtos hortifrutigranjeiros exigem comercialização imediata. Devem chegar imediatamente aos destinatários, no caso, as escolas e as comunidades empobrecidas, para serem consumidos corretamente”.

Os autores do PL, deputado Afonso Florence (PT-BA) e outros 33 parlamentares, destacam que a obrigatoriedade de classificação de produtos vegetais, em todas as operações de compra e venda pelo Poder Público ou destinados diretamente à alimentação humana “tem constituído forte embaraço à operacionalização do PNAE e do PAA e prejudicado o alcance de seus objetivos”.

Deputado Afonso Florence. Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A tramitação do PL 1666 tem apreciação conclusiva nas comissões da Câmara dos Deputados. O PL já foi aprovado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação. O projeto de lei segue para a apreciação do Senado.

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100