Com posição favorável do PT, Câmara aprova reembolso na conta de luz

Foto: Divulgação/Site do Governo do Ceará

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara votou, nesta terça-feira (7), favoravelmente ao projeto de Lei (PL 1280/22), do Senado, que especifica os procedimentos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devolver ao consumidor, via tarifa de energia, os valores de PIS e Cofins pagos a mais pelas distribuidoras. O texto será enviado à sanção presidencial.

“Nós estamos versando sobre a devolução dos tributos que foram cobrados a mais. Cobrou-se ICMS sobre PIS/Cofins, caracterizando-se uma bitributação. Então, é necessário que esse valor seja devolvido para o consumidor”, defendeu a deputada Erika Kokay (PT-DF) que se posicionou em nome da bancada petista.

A proposta diz também que, especificamente para esse passivo, a Aneel deverá promover revisão tarifária extraordinária neste ano, quando os valores a devolver vierem de decisões judiciais anteriores à vigência da futura lei, o que abrange praticamente todas elas. Apenas duas distribuidoras não entraram com ação.

Essa revisão extraordinária será aplicada ainda às distribuidoras de energia elétrica com processos tarifários homologados a partir de janeiro de 2022.

“Este é um projeto que beneficia o consumidor, que tem sido extremamente açoitado neste País; açoitado pela inflação — temos uma inflação de dois dígitos, de dois dígitos neste País —; açoitado pela taxa de juros, também de dois dígitos. Aliás, a norma deste Governo se caracteriza pelos dois dígitos, porque também há dois dígitos na taxa de desempregados deste País”, criticou Erika.

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Ao orientar o voto “sim” à matéria, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou que o voto favorável ocorre porque o PL “mexe em um detalhe importante, que é a tributação, que vem já com solução do Supremo Tribunal Federal, mas que demorou a ser resolvida e tem que ser resolvida”.

Zarattini disse ainda que existem outras questões na conta de luz que também têm que ser resolvidas. Como exemplo, ele citou a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) que, segundo ele, hoje “subsidia o carvão, subsidia uma série de gastos que são incongruentes”.

“Então, é necessário um exame de como é feito o reajuste da conta de luz. Não dá para resolver da forma como o governo quer resolver, fazendo uma PEC para reduzir os impostos dos estados sem mexer no conteúdo da conta de luz. Nós precisamos olhar como é formada a conta de luz”, criticou Zarattini, se referindo ao pacote anunciado ontem por Bolsonaro em relação ao elevado preço dos combustíveis.

 

Benildes Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex