Petistas comemoram veto iminente de Dilma ao financiamento empresarial de campanhas

financiamento sollaA presidenta Dilma Rousseff vetou o financiamento empresarial de campanha eleitoral, cujo artigo foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados. A informação é do jornal “Folha de S. Paulo”, publicada na noite desta quinta-feira (24).

Segundo a matéria, Dilma assinou o decreto antes de embarcar, para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que o documento seja publicado até a próxima segunda-feira (28), no Diário Oficial da União.

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), ex-relator da reforma política na Câmara, o veto é positivo do ponto de vista constitucional e de moralização do processo eleitoral. “O veto da presidenta segue decisão do STF que proibiu definitivamente o financiamento empresarial no País. Além disso, contempla o desejo majoritário da sociedade que em várias pesquisas se mostrou contrário a esse método de arrecadação, que estava tornando as campanhas cada vez mais caras, e com recursos concentrados em poucas campanhas, instituindo assim uma desigualdade na disputa entre os candidatos”, comemorou.

Já o deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou que a vigilância da sociedade será fundamental para colocar a medida em pratica. “Se algum candidato no ano que vem abusar de placas, carros de som, santinhos e panfletos, desconfie! Com o veto da presidente Dilma Rousseff ao financiamento empresarial de campanhas agora é certo: a nova regra começa a valer para a eleição de 2016, para prefeitos e vereadores”, argumentou o parlamentar em sua página no Facebook.

A doação empresarial a campanhas foi um dos pontos mais controversos da reforma política aprovada pelo Congresso Nacional. O projeto de lei originário da Câmara acabou sendo rejeitado no Senado. Quando retornou à Câmara, os deputados o aprovaram em caráter definitivo.

O veto da presidenta segue a orientação histórica do Partido dos Trabalhadores, que decidiu em abril deste ano não aceitar mais doações empresariais.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão recente, também proibiu o financiamento empresarial, em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O julgamento ficou ano e cinco meses suspenso, após pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, que votou a favor do financiamento.

Com o veto da presidenta e a decisão do STF, as doações empresariais já estão proibidas para as eleições de 2016.

Héber Carvalho com Agência PT de Notícias
Ilustração: Assessoria Parlamentar do dep. Jorge Solla (PT-BA)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100