Maria do Rosário pede que STF analise princípios da presunção de inocência

“Manobras jurídicas se misturam com atitudes e manobras políticas para negar um habeas corpus ao ex-presidente Lula”. A denúncia é da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (6) para pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise imediatamente as ações que tratam do princípio constitucional da presunção de inocência.

“Hoje, quando o Superior Tribunal de Justiça nega ao presidente Lula a possibilidade de um habeas corpus preventivo, só nos resta dizer que o STF deve imediatamente analisar tudo que diga respeito a essa matéria, pois não é justo romper a Constituição e impedir que qualquer acusado tenha o direito de presunção da inocência”, afirmou.

Para a deputada Maria do Rosário, ao negar o habeas corpus, a 5ª Turma do STJ evidenciou que a Suprema Corte tem que retomar imediatamente o rumo da condução da Justiça brasileira. “É fundamental que institutos como esse, da democracia e da liberdade, não sejam tratados como coisa qualquer, que podem agora ser precarizados, porque se trata de Lula”.

Maria do Rosário explicou que não se trata de Lula, o ente político que está à frente nas pesquisas, que o povo quer que retorne à Presidência da República e que tem o direito de ser candidato. “Nós não estamos falando de Lula, portanto, pessoa política. Nós estamos falando de garantias e direitos individuais que, quando são precarizados para Lula, o ente e quase instituição política, transformam o Luiz Inácio em alguém com menos direitos, transformam o Luiz, menino retirante vindo do Nordeste, o Luiz, trabalhador da fábrica, o Luiz, dos sindicalistas, e porque não num Luiz, que, num país democrático, se transformou em Lula, Presidente da República, transformam em alguém que tem menos direitos e que tem direitos precarizados, porque a democracia está assim”, lamentou.

No Brasil de hoje, na avaliação da parlamentar do PT gaúcho, a democracia é para “os Temer, Aécio, Rocha Loures, Geddel”. Já para que o povo decida e para que a eleição institua os direitos e garantias individuais da Constituição, segundo Maria do Rosário, a democracia torna-se cada vez mais precária, mais destruída e mais frágil.

Desrespeito – O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também criticou, em plenário, a decisão da 5ª Turma do STJ. “Quero lamentar a decisão por uma questão muito simples: o que está em jogo é a Constituição. Nela está expresso o direito certo e líquido do presidente Lula responder em liberdade”.

Reginaldo Lopes alertou ainda aqueles que hoje comemoram a decisão do STJ: “Hoje vocês comemoram, evidentemente, contra o presidente Lula, amanhã poderá ser contra todos nós. Portanto, quero dizer que é triste o que estamos vivendo neste momento, um desrespeito total às garantias e liberdades individuais, um desrespeito total à Constituição”.

Vânia Rodrigues

Foto: Lula Marques/Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100