Hoje é dia de aprovar, sem alterações, o novo Fundeb, defendem petistas

Tudo indica que nesta segunda-feira (20) será votado, na Câmara dos Deputados, o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para apoiar o relatório da deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) e defender sua aprovação sem mudanças.

“O Brasil é um dos poucos países, se não o único, que tem um governo que desinveste, a mando da classe dominante, na educação. Sem um Fundeb permanente, segundo o Dieese, 94%, ou 20 milhões de estudantes da rede pública serão prejudicados. O projeto é impedir o acesso à educação”, denunciou o líder da Bancada do PT na Câmara, Enio Verri (PR).

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) explica a importância do projeto para a educação brasileira. “A proposta é fundamental porque educação é uma política pública essencial à soberania e ao projeto nacional brasileiro. A educação trabalha nas duas pontas, é um direito fundamental da pessoa, da família desde a infância e por toda a vida, porque a educação deve acompanhar sempre a nossa trajetória e ao mesmo tempo é um valor essencial ao desenvolvimento do nosso País, sobretudo quando nós vinculamos a educação de qualidade à cultura, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e científico. Nessa perspectiva a educação torna-se de fato um fator fundamental para o bem-estar do nosso povo”, avalia o parlamentar mineiro.

Patrus assegura que o seu compromisso e desejo é que seja garantido a todas as pessoas, às crianças e a todos os jovens os mesmos direitos e oportunidades sem discriminações. “Para assegurarmos esse patamar comum e igualitário que garante a justiça, a educação é fundamental para que as pessoas tenham realmente condições iguais de se colocarem diante dos desafios da vida e de darem a sua contribuição ao bem comum nacional”, defende.

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que hoje é um dia histórico. “O dia de hoje é histórico para a educação brasileira. Vamos votar o novo Fundeb! O governo Bolsonaro quer impedir a votação da PEC 15/15 que garante a sustentabilidade do novo Fundeb de forma permanente. Vota Fundeb”.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) destacou a importância da aprovação do novo fundo. “É hoje, dia de Vota Fundeb Já. A aprovação, sem alterações, do relatório final da PEC 15 que trata do novo Fundeb é fundamental para a sobrevivência das escolas públicas do nosso País”.

“Hoje é dia de luta na Câmara dos Deputados pela manutenção do texto original e pela votação do novo Fundeb. Milhões de estudantes dependem da aprovação deste que é o maior instrumento de financiamento da educação básica no Brasil”, escreveu o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) em suas redes sociais.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) reafirma sua posição em favor do relatório. “Minha posição é que deve ser votado o relatório da deputada Dorinha, que é o documento mais amplo e participativo. O relatório é a síntese de mais de 150 audiências públicas realizadas em todo o País, além do acúmulo de 5 anos de debates sobre a PEC 15/15”.

Hoje é dia de luta

“Hoje é dia de lutar pelo Fundeb e derrotar mais um golpe de Guedes e Bolsonaro na educação. Aprova Fundeb”, defende o deputado Helder Salomão (PT-ES).

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) hoje é dia de derrotar Bolsonaro. “Hoje é dia de Vota Fundeb, dia de derrotar Bolsonaro e seu projeto de ignorância para a educação do Brasil”.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) declara todo o seu apoio à votação do novo Fundeb. “Todo apoio ao texto do novo Fundeb que irá a voto, tornando-o permanente e aperfeiçoando-o! Hoje é dia de enfrentar os ataques que o governo Bolsonaro tenta fazer ao relatório! Sem um Fundeb permanente e fortalecido, a educação básica nos estados e municípios irá a colapso”.

“Atenção. É hoje. Vamos lutar pela aprovação do relatório da deputada Professora Dorinha (DEM-TO) – negociado com entidades da educação e com parlamentares de diversos partidos. Vota Fundeb”, disse Rogério Correia (PT-MG).

Governo contra educação

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) alerta que o governo Bolsonaro é contra a educação. “Atenção! O governo pretende um golpe mortal contra a educação brasileira. Apresentou propostas de última hora que descaracterizam o Fundeb. Não dá pra aceitar desviar orçamento da educação pública para programas de outras áreas. Fundeb pra valer é com o relatório da Câmara”. E adverte que “o Fundeb tem vigência até 31 de dezembro de 2020. Se não for renovado, milhões de estudantes poderão ficar sem escola no ano que vem. Por isso é fundamental sua aprovação com urgência. O PT vota sim ao relatório da deputada Dorinha sem destaques”.

“O Fundeb nunca fez parte das prioridades do governo Bolsonaro. Nada relacionado à educação, faz”, escreveu o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) em seu Twitter.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) afirma que a briga é grande e o tempo é curto. “A briga é grande, o tempo é curto. Bolsonaro propõe manobra inconstitucional para retirar dinheiro do novo Fundeb. O que está em jogo é a educação de milhões de estudantes, é o futuro do Brasil. Quem defende a educação como prioridade defende o texto integral”.

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex