Crise: Governo precisa garantir repasse mínimo de recursos a estados e municípios, defendem petistas

(Matéria atualizada às 17h10) – O Líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) defenderam nesta quarta-feira (1º) a necessidade de se estabelecer um piso para garantir repasse de recursos da União para estados e municípios, independentemente da queda na arrecadação do governo federal. Segundo eles, essa medida é fundamental para não deixar a população e os entes federados desamparados num momento de crise econômica agravada pela pandemia de coronavírus.

Os parlamentares declararam apoio irrestrito ao Projeto de Lei 1.161/20, que garante complementação da União para manter os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) enquanto durar o estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia do Covid-19 A proposta também conta com o apoio unânime da Bancada do PT na Câmara.

Paralisação da economia

“A nossa posição é votar favorável (ao PL 1.161/20), porque a União precisa sim socorrer os municípios e estados. Garantir as parcelas do FPM e do FPE, pelo menos igual ao montante repassado em 2019, é uma medida necessária, principalmente para as pequenas cidades que estão em situação deplorável, sem nenhuma capacidade de investimento, com as prefeituras quase na falência”, explicou José Guimarães.

Na mesma linha, o deputado Reginaldo Lopes também ressaltou que manter os recursos do FPE e do FPM ao mesmo nível de 2019 “é fundamental nesse momento de crise, para não deixar estados e municípios desguarnecidos”. E completou: “O Brasil precisa de previsibilidade e garantir com que os recursos possam chegar às pessoas. E é nos estados e municípios que as pessoas moram!”.

Como a Constituição determina que a União repasse ao FPE um total de 21,5% e ao FPM, 24,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), existe grande possibilidade de os recursos sofrerem uma grande queda devido à perda de arrecadação ocasionada pela paralisação de vários setores da economia.

O projeto está na pauta para ser votado no plenário da Câmara, que volta a se reunir remotamente hoje (1º) para retomar a análise de propostas destinadas ao combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Até o momento, além do PL 1.161/20 há outros dois  projetos na pauta.

Héber Carvalho com informações da Agência Câmara de Notícias

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100