Contra o retrocesso: parlamentares e entidades querem barrar PEC da redução da maioridade

maioridade marcelo camargo
Um grupo suprapartidário vai tentar derrotar no plenário da Câmara, nesta semana, a proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que altera a legislação sobre a maioridade penal. O texto que está na pauta de votação reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. “O nosso esforço será para evitar os atropelos e o rolo compressor que aconteceu na comissão especial que analisou a matéria”, afirmou a deputada Margarida Salomão (PT-MG).

A deputada do PT mineiro, que ocupou a segunda vice-presidência da comissão especial, criticou todo o processo que levou à aprovação do texto no colegiado. “Foi uma comissão formada com o viés e a encomenda de aprovar a redução. A grande maioria dos integrantes eram parlamentares delegados, agentes policiais e militares. Éramos seis contra a PEC e 21 a favor, placar que se consolidou em todas as votações”. Isso, na avaliação da deputada Margarida Salomão, impediu o debate equilibrado e a possibilidade de se construir alternativas reformando apenas o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sem mexer na Constituição.

O debate com juristas, organismos internacionais de direitos humanos e com entidades da sociedade civil acabou acontecendo em outras comissões temáticas da Câmara. A Bancada do PT, em parceria com parlamentares de vários partidos, fez um trabalho de esclarecimento e de alerta sobre as consequências negativas da redução da maioridade penal. “Isso nos dá a esperança de reverter o quadro e barrar a redução em plenário”, afirmou Margarida Salomão. Como se trata de uma PEC, a matéria precisará de, no mínimo, 308 votos em plenário, em duas votações (1º e 2º turnos), antes da proposta seguir para apreciação no Senado.

O líder da Bancada do PT, deputado Sibá Machado (AC), também criticou o texto e a forma como a PEC foi aprovada na comissão especial. Ele entende que o ponto principal a ser discutido é a implementação de políticas sociais inclusivas para os jovens. A redução, explicou, vai na contramão da história, considerando-se que países como Alemanha e alguns estados dos EUA, discutem abandonar a idade penal inferior aos 18 anos. “Portanto, a redução da maioridade penal é uma posição arcaica, reflete o pensamento conservador, de direita”, afirmou.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), estão vendendo para a sociedade brasileira uma falsa solução. “O povo brasileiro vai achar que, com essa decisão, a violência vai diminuir, mas as experiências de outros países mostram que ela vai aumentar”, alertou Molon.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos, também tem opinião semelhante. “Muitos parlamentares e uma parte significativa da sociedade estão cansados da violência, querem uma solução e encontram esta que aparentemente poderia enfrentar a violência. Só que ela é falsa. A proposta de redução da maioridade penal terá uma força ainda maior para ampliar a violência”, afirmou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) considera “um retrocesso” a aprovação da PEC e critica a mentalidade punitiva e vingativa dos que acreditam nas cadeias como solução para o problema da violência. “Se a cadeia resolvesse o problema da violência viveríamos em uma sociedade extremamente pacífica. O Brasil tem 700 mil presos e estamos chegando à terceira maior população carcerária do mundo”, destacou.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) disse que em plenário é preciso destacar os pontos de consenso entre os especialistas e juristas e que não estão sendo levados em conta no relatório aprovado na comissão especial. Entre eles o deputado citou: a redução não resolve o problema da criminalidade; não há presídios suficientes para receber os adolescentes que cometem crime; a reincidência nas unidades de internação dos adolescentes é de 40%, enquanto nas penitenciárias é de cerca de 70%; e a mudança na punição dos jovens infratores deve acontecer no ECA, e não na Constituição.

Governo – Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, reafirmaram em debates na Câmara, a posição contrária do governo em relação à redução da maioridade penal. Eles defenderam, como alternativa às novas regras para a punição de jovens que cometem crimes hediondos, proposta que tramita no Senado, relatada pelo senador José Pimentel (PT-CE), que diminui a impunidade de adultos que aliciam crianças e adolescentes para o crime; aumenta o tempo de internação para crimes graves e acaba com a primariedade de adolescentes que cometeram crimes.

Governadores – Os governadores Flávio Dino (Maranhão), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wellington dias (Piauí) e Rui Costa (Bahia) também se manifestaram, em carta pública, contra ao redução da maioridade.

CNBB – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou documento em que se posiciona contraria a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos praticados por adolescentes. O texto alerta para um possível “efeito dominó”, caso o Congresso Nacional venha a referendar tal posição.

PT na Câmara
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 Ouça o Líder do PT na Câmara Dep. Sibá Machado na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Ouça o Deputado Wadih Damous na Rádio PT 

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100