Apesar de apelos da Bancada do PT, presidente do Congresso adia votação dos vetos às leis de apoio ao setor cultural

Manifestação pela derrubada dos vetos às leis de apoio à cultura. Foto: Gustavo Bezerra

Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores usaram a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (13) para fazer um apelo ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para manter a sessão do Congresso prevista para amanhã (14) que analisaria os vetos imposto por Bolsonaro à Lei Paulo Gustavo (PLP 73/2021) e à Lei Aldir Blanc 2 (PL 1518/2021), que destinam recursos federais ao setor cultural.

Apesar do apelo, o senador Rodrigo Pacheco afirmou que os vetos só serão apreciados na sessão do Congresso prevista para o próximo dia 05 de julho. O anúncio foi feito pelo deputado Célio Moura (PT-TO) que participou de uma reunião do presidente do Senado com artistas, produtores culturais e parlamentares.

“A cultura brasileira precisa desses recursos. O Congresso votou essas leis. A Câmara e o Senado, por ampla maioria, aprovaram os valores que estão incluídos tanto na Lei Aldir Blanc 2 como na Lei Paulo Gustavo”, lembrou o deputado Henrique Fontana (PT-RS). Só a Lei Aldir Blanc 2 destina repasses anuais de R$ 3 bilhões a esse setor.

Desrespeito à cultura

Para Fontana, o veto de Bolsonaro desrespeita não só a cultura brasileira, “desrespeita o Parlamento, desrespeita aquela que é uma indústria fundamental para este País, que gera empregos, que gera riqueza e que, acima de tudo, garante a construção da cultura, a construção de um projeto de nação”.

Ao discursar, o deputado Helder Salomão (PT-ES) argumentou que o apelo que se faz, ocorre porque a demora na análise dos vetos não se sustenta, uma vez que os dois projetos foram aprovados por ampla maioria da Câmara e do Senado.

“É incompreensível que, num momento de tanto sofrimento para o povo brasileiro e de tantas restrições para a cultura nacional, o presidente da República vete dois projetos importantes que favorecem a cultura em todo o País. É inadmissível! Nós sabemos a importância da cultura para um país, para uma nação, e não é possível entender como o governo vetou a Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo”, reclamou Helder Salomão.

Perseguição ao setor cultural

Henrique Fontana disse ainda que a cultura fortalece a capacidade de compreensão de um povo. Por isso, segundo ele, o atual presidente da República persegue a cultura e todos aqueles que a constroem.

“Nós temos votos para derrubar o veto. Portanto, presidente Rodrigo Pacheco, paute esses vetos. Seguramente a Câmara e o Senado derrubarão esses vetos absurdos que foram feitos por Bolsonaro dentro dessa linha de perseguição à cultura brasileira”, criticou Fontana.

Interesse do povo

Já o líder da Oposição no Congresso, deputado Afonso Florence (PT-BA), assinalou que a derrubada dos vetos é do interesse do povo brasileiro. “O presidente da República vetou a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2, duas leis que se completam e que cumprem um papel importante no financiamento da cultura e do audiovisual, na sobrevivência das famílias que vivem da cultura em milhares de municípios brasileiros”, ponderou Florence.

“Nós vamos perseverar na luta pela derrubada dos vetos, em particular, nesse caso, à Lei Paulo Gustavo e à Lei Aldir Blanc 2”, assegurou.

 

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100