Zé Ricardo promove debate sobre proposta que pode levar mais recursos à merenda escolar

Deputado José Ricardo. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara Federal aprovou na manhã desta quarta-feira (15), requerimento de autoria do deputado federal Zé Ricardo (PT-AM), para debater em audiência pública o projeto de lei (PL 8816/2017), do qual é relator, que altera a Lei nº 11.947/09, Lei da Alimentação Escolar. Essa proposta, que tem mais de 23 outros PLs apensados, prevê o aumento de até o dobro do valor dos valores per capita destinados para a merenda escolar, nas escolas da educação básica situadas em municípios em situação de extrema pobreza.

O PL, de autoria do senador Roberto Rocha (PSB-MA), considera que estarão aptas ao aumento de recursos às escolas de municípios onde 30% ou mais das famílias estejam em situação de extrema pobreza, nos termos da Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Na audiência, pretende-se ouvir entidades e órgãos públicos para que o parlamentar obtenha subsídios mais aprofundados à elaboração de seu parecer.

Para Zé Ricardo é importante fazer esse debate, com suas várias propostas, sobretudo, na atual situação do País, que voltou ao Mapa da Fome e com índices alarmantes de desemprego e da pobreza.

Povo passa fome

“Os indicadores do IBGE revelam que 19 milhões de pessoas estão passando fome no País e no Amazonas e mais da metade da população está em insegurança alimentar. E pensar em aumentar recursos para a merenda escolar é inserir a escola como parte de uma política pública de combate à fome. Sabemos que muitos alunos vão para a escola para obter uma refeição mais reforçada, porque em casa não têm o que comer. Mas é comum vermos denúncias de corrupção envolvendo os recursos da merenda escolar, inclusive, em cidades amazonenses, e que acaba sendo oferecida aos alunos de maneira precária, como ki-suco com bolacha, sem atender aos mínimos critérios nutricionais”, declarou ele, ao dizer que também é preciso ter rigor nessa fiscalização, cobrando ainda transparência e prestação de contas.

Para esse debate, serão convidados, dentre outros órgãos e entidades: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Ministério da Educação (MEC), Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Comissão Permanente dos Presidentes de Conseas Estaduais e Associação Nacional de Pesquisadores pra o Financiamento da Educação (Fineduca).

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100