Vitória da Educação: Presidente Lula sanciona nova lei de Cotas

De autoria da deputada Maria do Rosário, o texto sancionado garantiu a atualização e a melhoria da Lei de Cotas. Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira (13), sem vetos, a Nova Política de Cotas. Após 10 anos da Lei 12.711/2012, que institui a reserva de vagas no Brasil, foi feita uma reformulação nas regras estabelecidas para as universidades e institutos federais de ensino superior. Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara comemoraram a vitória da educação em suas redes sociais.

As principais mudanças são a inclusão de quilombolas nos grupos com acesso às cotas, a alteração dos critérios socioeconômicos e a participação dos cotistas na categoria de ampla concorrência antes de concorrer nas vagas reservadas. O projeto de lei é de autoria das deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Benedita da Silva (PT-RJ) e outros. A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) foi a relatora na Câmara dos Deputados e o senador Paulo Paim (PT-RS) no Senado.

“A sanção da Lei de Cotas faz a gente descobrir que quanto mais a gente faz, mais ainda há o que ser feito para melhorar a vida das pessoas e garantir acesso às políticas públicas para populações negras, indígenas, quilombolas e de pessoas com deficiência”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia.

A deputada Maria do Rosário disse que o projeto de lei, que aperfeiçoa e torna permanente as Cotas no Brasil, foi resultado de “de muita luta ao lado de companheiros e companheiras na Câmara e no Senado”. Já a deputada Benedita da Silva postou uma foto emocionada ao lado do presidente Lula. “É muita emoção com a atualização da Lei de Cotas. Obrigado, presidente Lula, por estar mais uma vez fazendo história”, escreveu.

Deputada Benedita da Silva – Foto: Ricardo Stuckert

“Hoje é dia de vitória e de muita celebração. Nessa última década, as cotas foram responsáveis por alterar profundamente a cara, o cheiro, a cor, a origem da universidade brasileira”, disse a deputada Dandara, na cerimônia de sanção da nova Lei de Cotas.

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), também comemorou a renovação da Lei de Cotas e parabenizou o presidente Lula por mais essa ação de inclusão dos jovens brasileiros no ensino superior.

Para o deputado Alencar Santana (PT-SP), líder em exercício do governo na Câmara, é fundamental amplia o alcance da lei de cotas. “A atualização da Lei de Cotas, sancionada hoje pelo presidente Lula, prevê a inclusão de quilombolas, programas de pós-graduação e conta social para pessoas de baixa renda. É fundamental ampliar o alcance da lei de cotas no Brasil e tornar as universidades mais diversas”.

Leia mais declarações dos parlamentares:

Deputado José Guimarães (PT-CE) – “Presidente Lula sanciona PL que atualiza Lei de Cotas. Texto altera mecanismo de ingresso de cotistas ao ensino superior, ajusta critério de renda para reserva de vagas e inclui estudantes quilombolas como beneficiários”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “A nova lei de cotas, de nossa coautoria, acaba de ser sancionada pelo presidente Lula. O Brasil está voltando a abrir as portas das universidades para os jovens de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. E é apenas o início”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Grande vitória. O presidente Lula sancionou hoje a atualização da lei de cotas. Uma conquista superimportante que garante o compromisso com a reparação e igualdade para a população negra. A educação é o caminho para construir um futuro mais justo e inclusivo. Vamos juntos.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Dados do INEP mostram que, até 2021, mais de 1 milhão de estudantes haviam ingressado nas universidades e institutos federais por meio da Lei de Cotas. Segundo a Andifes, o percentual de cotistas nas universidades federais saiu de 3,1%, em 2005, para 48,3%, em 2018”.

Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – “A nova Lei de Cotas, sancionada pelo presidente Lula, está chegando com força para ampliar as oportunidades no ensino superior! A atualização reserva, no mínimo, 50% das vagas em universidades públicas para estudantes da rede pública de ensino, distribuídas conforme critérios raciais e de renda. Mais chances nas federais para quem é preto, pardo, indígena, quilombola ou tem deficiência física! As mudanças já estarão em vigor para o Sisu de janeiro de 2024”.

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Cotas abrem portas. Nosso presidente Lula sancionou hoje a nova lei de cotas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, de baixa renda e com deficiência. Atualização importante que garante o acesso igualitário dos estudantes brasileiros ao ensino superior”.

Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – “Presidente Lula sanciona nesta segunda-feira (13) a atualização da Lei de Cotas que amplia oportunidades de acesso ao ensino superior de estudantes de famílias pobres. Em 10 anos da lei, mais de 1 milhão de estudantes entraram no ensino superior público graças a lei”.

Deputada Denise Pessôa (PT-RS) – “Vai ter quilombola graduado! A nova lei de cotas a ser sancionada hoje pelo presidente Lula prevê a inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários das cotas! Emocionante. Dia de comemorar essa política que já se mostrou importantíssima no combate à desigualdade no Brasil”.

Deputado Padre João (PT-MG) – “Momento histórico. Lula sanciona lei de cotas. É novembro. Viva Zumbi dos Palmares, viva o povo negro”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “A lei de cotas atualizada e ampliada é mais inclusão e justiça social. Criada há 11 anos, ela foi e é fundamental para garantir direitos e equidade. Até 2021, mais de 1 milhão de estudantes foram beneficiados ingressando em universidades e institutos federais por meio da lei”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Cotas abrem portas. A Lei de Cotas, sancionada pela presidenta Dilma, foi atualizada hoje pelo presidente Lula. Além do prazo de reavaliação, ela inclui: Estudantes quilombolas, negros e pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Além de ajustes nos critérios de renda para a reserva de vagas. Um viva às políticas de reparação histórica”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Dia Histórico para educação. O presidente Lula sancionou agora pouco Nova Lei de Cotas, 11 anos após sua criação. Não é apenas uma lei, é a certeza de mais portas se abrindo para populações negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A educação transforma vidas e, hoje, ela se torna mais acessível a todos. Nossa luta persiste pela educação como direito para todos. Viva a educação para todos e todas”.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex