Tombamento dos lagos de Furnas e Peixoto avança

Líder Odair Cunha e comitiva na AGU, com ministro Jorge Messias. Foto: Ramon Borges/Divulgação-Mandato

Deputados e entidades protocolam pedido de conciliação junto à Advocacia-Geral da União.

Mais um passo foi dado para a concretização do tombamento dos lagos de Furnas e Peixoto, em Minas Gerais. Na última quinta-feira (21/6) o deputado Odair Cunha (MG), líder do PT na Câmara, e o deputado estadual Professor Cleiton se reuniram com o advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, e solicitaram que Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o tombamento, feita pelo então presidente Jair Bolsonaro, seja revista através de uma audiência de conciliação.

Durante o encontro, que contou com a participação do assessor do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, João Rafael; do presidente da União dos Empreendedores do Lago de Furnas e Peixoto (Unelagos), Thadeu Alencar; do representante da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) Rafael; e da vereadora de Formiga Joice Alvarenga, foi esclarecido que, por se tratar de uma ADI, não é possível fazer a retirada da ação. O pedido para conciliação entre as partes envolvidas já foi protocolado.

“Esse é um passo fundamental para resolvermos de vez a questão dos tombamentos dos lagos e garantir as cotas mínimas de 762 para Furnas e 663 para Peixoto”, comentou Odair. “Agradeço ao ministro Jorge Messias pela atenção dispensada e pelo comprometimento de encaminhar o pedido de conciliação, após tudo formalizado, ao Supremo Tribunal Federal. Esperamos que a situação seja resolvida o quanto antes para o benefício de todo o Mar de Minas e região”, completou.

Patrimônios mineiros

O autor da Emenda à Constituição de Minas Gerais nº 106, que tombou os Lagos de Furnas e Peixoto como patrimônios mineiros e garantiu a cota mínima para ambos, deputado Professor Cleiton reforçou a importância da conciliação. “É a forma que encontramos para concretizar o tombamento dos lagos, garantindo as cotas mínimas e o uso múltiplo das águas, beneficiando o desenvolvimento do turismo e economia de todos os municípios banhados pelos lagos, bem como fomentar a proteção ao meio ambiente. Lutar pelos lagos de Furnas e Peixoto é lutar pela soberania de Minas Gerais”, afirmou.

Há outro projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados que visa a manutenção das cotas mínimas dos lagos. O PL 2130/24, conhecido como PL “Mar de Minas”, é de autoria do deputado Odair Cunha e tem o objetivo de criar uma Área Especial de Interesse Turístico – AEIT em toda a região banhada pelos lagos de Furnas e Peixoto, beneficiando todos os 39 municípios do entorno.

Assessoria de Comunicação deputado Odair Cunha

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100