Seminário: Praciano cobra inclusão de projetos de combate à corrupção na pauta do plenário

COMBATECORRUPCAO-19-03-14

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Durante seminário internacional sobre combate à corrupção, realizado na Câmara, nesta quarta-feira (19), o deputado Francisco Praciano (PT-AM) cobrou a inclusão de projetos sobre este tema na pauta de votações da Casa. O parlamentar informou que há cerca de cinquenta matérias prontas para serem apreciadas pelo plenário da Câmara e outras centenas em tramitação nas comissões.

“Existem mais de 300 projetos ‘domirtando’ nas gavetas do Congresso, dos quais cerca de 50 estão prontos para serem votados em plenário. Precisamos aperfeiçoar o Estado para combater a corrupção e isso passa pelo entendimento do Legislativo de que é preciso colocar em pauta os projetos sobre esse tema”, afirmou Praciano, que coordena a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção.

Praciano disse que a corrupção custa 100 bilhões de reais por ano e que a sonegação fiscal desvia mais de 500 bilhões anuais da Receita Federal. Praciano também rebateu o argumento de que faltam recursos humanos ou orçamentários para o combate à corrupção, especialmente no poder Judiciário, considerado muito lento e ineficiente. “Uma pesquisa internacional demonstrou que, no Judiciário, o Brasil possui uma média de 14 funcionários por vara, enquanto no mundo essa média é de 10 funcionários. E nós gastamos cerca de 3,7% do orçamento com o Judiciário, enquanto a média no mundo é de 1,5%. A Justiça é uma instituição basilar na nossa democracia, mas precisa sofrer uma atualização, uma modernização”, defendeu o parlamentar amazonense, citando dados de 2006.

O evento foi organizado pela Organização Global de Parlamentares contra Corrupção (GOPAC, na sigla em inglês), cujo presidente, o diplomata mexicano Jorge Zermeño Infante, considera os crimes de corrupção delitos de lesa-pátria e lesa-humanidade, por violarem inúmeros direitos humanos.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) também participou do seminário e disse considerar o tema “estratégico” para uma sociedade democrática e para o bom funcionamento do Estado brasileiro. Ferro, entretanto, chamou a atenção para o papel do setor privado nos atos de corrupção. “Se foca muito na corrupção praticada por agentes públicos e políticos, mas muitas vezes se ignora que a corrupção está muito vinculada aos interesses de grupos econômicos. Isso é muito grave num país que tem depósitos de mais de 500 bilhões de dólares em paraísos fiscais e a sonegação de impostos ultrapassa os 500 bilhões de reais por ano”, argumentou Ferro.

Corruptores – Um dos expositores do evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a Lei 12.846/13, que pune empresas corruptoras e foi amplamente debatida no Congresso. “Esta lei tem uma vantagem de tipificar diversas ações relacionadas à corrupção e é um acréscimo a toda a legislação vigente, como a Lei de Licitações, a Lei da Improbidade e o Código Penal”, destacou Coêlho.

Segundo a norma, que vigora desde janeiro passado, empresas flagradas em irregularidades como fraudes em licitações públicas, manipulação de contratos ou oferta de vantagem indevida a agentes públicos poderão pagar multa administrativa de até 20% do seu faturamento bruto.

O presidente da OAB também fez a defesa da reforma política e do fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais como medidas eficazes para a diminuição da corrupção. “No modelo eleitoral brasileiro, com campanhas milionárias, com discussão de pessoas e não de projetos ou de ideias, reside um dos pontos fundamentais da corrupção no Brasil. A participação de empresas no processo eleitoral o torna mais caro a cada eleição, os gastos aumentam em progressão geométrica. Portanto é preciso repensar o sistema de financiamento de campanhas”, propôs o advogado.

Rogério Tomaz Jr.

Ouça o Deputado Francisco Praciano na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100