A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) solicitou na terça-feira (18), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara a realização de audiência com a Justiça Federal de Sinop (MT), para tratar da situação jurídica dos assentamentos e acampamentos nos municípios de Novo Mundo, Nova Canaã do Norte e Nova Guarita em Mato Grosso.
Segundo a parlamentar, é obrigação dos representantes do povo denunciar os crimes, e, sobretudo, essa forma de resolver conflitos. “Precisamos pôr um fim a essa escalada de ódio e violência, e assim, evitar chacinas que costumeiramente acontecem em Mato Grosso. Não podemos permitir que mais vidas sejam ceifadas”, disse.
Rosa Neide afirmou ainda que o atual governo não apoia os movimentos sociais e fortalece os setores conservadores e defensores da violência no campo. “Bolsonaro já sinalizou que vai combater os movimentos sociais do campo. Por isso, é importante debater e avaliar uma forma de resolver os conflitos e garantir a essas famílias o direito à terra, segurança, dignidade, a retomada de áreas degradadas e nascentes destruídas pelas ações predatórias dos grileiros”, explicou.
No fim da reunião, Rosa Neide entregou ao presidente da CDHM, deputado Helder Salomão (PT-ES), documento da Comissão Pastoral da Terra que denuncia os conflitos fundiários do estado. O parlamentar afirmou que a Comissão tomará as devidas providências a fim de evitar mais mortes de lideranças que estão na luta por direitos.
Assessoria de Comunicação