Rejane Dias assume a presidência da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A deputada Rejane Dias (PT-PI) foi eleita, nesta quinta-feira (11), presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. A parlamentar defendeu durante seu discurso de posse a inclusão das pessoas com deficiência como prioridade na vacinação contra a Covid-19. Ela ressaltou ainda a necessidade da criação de mais postos de trabalho para esse segmento da sociedade. A parlamentar foi eleita com 15 votos favoráveis e nenhum contrário.

“As pessoas com deficiência correm um sério risco de se contaminar e, o que é pior, irem a óbito. As pessoas com síndrome de Down têm um potencial sete vezes maiores de agravarem com a doença”, observou a petista.

A nova presidenta da Comissão também destacou que o Brasil precisa ampliar seu mercado de trabalho para pessoas com deficiência e impedir que as atuais vagas sejam reduzidas por conta da pandemia. “Quarenta e cinco milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Nós temos que tirá-los da invisibilidade e cuidar para que não haja nenhum retrocesso em relação aos seus direitos”, afirmou.

Após tomar posse, a deputada Rejane Dias foi cumprimentada por parlamentares de vários partidos, inclusive o deputado Vicentinho (PT-SP). “A Rejane é um bem para a nossa bancada. A história da Rejane se confunde com a luta em defesa das mulheres e da inclusão. Tenho certeza Rejane, que nessa comissão que eu escolhi fazer parte, você fará um extraordinário trabalho em favor daqueles que mais sofrem com o preconceito e a discriminação, mas que são pessoas iguais a nós, como diz o artigo 5º da nossa Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei. Parabéns, Rejane, e pode contar comigo”, afirmou Vicentinho.

Na mesma linha, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que Rejane Dias possui preparo e experiência para fazer avançar a luta em defesa das pessoas com deficiência. “Essa comissão é importante porque assegura direitos e é a trincheira para conter uma lógica capacitista que machuca tanto. Essa Comissão pulsa outra lógica, a da inclusão, talvez mais profunda que todas as outras comissões. Por isso fico feliz em tê-la na presidência dessa Comissão porque sei da sua luta em defesa das pessoas com deficiência em todos os seus mandatos e em todos os cargos públicos que ocupa”, ressaltou.

Experiência

Administradora e bacharel em direito, Rejane Dias tem 48 anos e está em seu segundo mandato como deputada federal. Na Câmara, a parlamentar foi vice-líder do PT e integrou diversas comissões permanentes e especiais, como a Comissão Externa sobre Violência Doméstica contra a Mulher.

Antes de ser eleita deputada federal, foi deputada estadual também pelo PT no Piauí (2011-2014). Entre outros cargos que ocupou em seu estado, foi secretária de Educação e ainda secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

“A minha história de vida tem tudo a ver com a proteção e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou. “Eu tenho uma filha com deficiência. Ela hoje tem 21 anos de idade, é autista. Tem um comprometimento muito grave na sua intelectualidade. Foi a pessoa que me inspirou para que eu pudesse me integrar aos movimentos sociais no Piauí.”

Rejane Dias assumiu a presidência em sucessão ao deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP). Os nomes que ocuparão as três vice-presidências ainda não foram definidos.

Héber Carvalho com Agência Câmara de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100