Reforma Tributária tem que oferecer capacidade de fomento ao Estado e justiça fiscal ao cidadão, defende Zé Neto

O deputado Zé Neto (PT-BA) afirmou nesta quarta-feira (18) que a Reforma Tributária, isolada, não tem a capacidade de salvar o País da crise e que a recuperação econômica também tem que passar pelo aumento da capacidade de fomento ao setor produtivo e do investimento público. O parlamentar destacou ainda que o PT é favorável à redução no número de impostos, mas que também propõe maior justiça tributária, com maior taxação sobre a renda e menor sobre o consumo. A declaração aconteceu durante audiência pública da Comissão Especial que analisa a Reforma Tributária na Câmara (PEC 45/19).

“É preciso que tenhamos a capacidade de não nos enganarmos com as intervenções que dizem: ‘ah, a Reforma da Previdência vai ser a salvação’, porque não vai ser. E depois se diz: ‘ah, a Reforma Tributária vai ser a salvação’, e também não vai. Não adianta Reforma da Previdência ou tributária sem fomento, onde buscar dinheiro emprestado, e sem investimento público. O governo quer que encerremos o ano com 0,30% de investimento em relação ao PIB enquanto os países da OCDE investem 3,28%, ou seja, estamos abaixo de 10% do que eles investem”, observou.

Diante de representantes de vários setores da economia presentes ao debate – bancos, construção civil, setor contábil, supermercados e cooperativas – Zé Neto adiantou que o PT concorda com a redução da quantidade de impostos e a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificaria várias alíquotas. Porém, o parlamentar explicou que a Reforma Tributária também deve servir para se fazer justiça fiscal.

“Nós do PT estamos propondo que a Reforma Tributária seja mais solidária, que olhe com atenção o poder aquisitivo das pessoas que estão na ponta. Nós temos ainda uma regressividade no sistema tributário nacional (arrecadação proporcionalmente maior sobre quem ganha menos). Isso é péssimo para gerar emprego, renda e capacidade contributiva, temos de resolver isso”, alertou Zé Neto.

Além de defender o debate por mais fomento ao setor produtivo, investimento público e justiça na cobrança dos tributos, o deputado petista também destacou que é preciso olhar com atenção a questão financeira dos estados e municípios. “Por trás dessa Reforma Tributária tem uma grande necessidade de realizar a reestruturação fiscal dos munícipios e dos Estados. Sem uma Reforma Fiscal para dar capacidade a eles essa Reforma Tributária será um tiro no pé”, alertou.

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100