PT vota contra Lei das Ferrovias, que muda de concessão para autorização o sistema de exploração do transporte ferroviário

Ferrovia Norte Sul - Fotos Públicas

O plenário da Câmara aprovou, na noite desta segunda-feira (13), o texto-base do projeto de lei (PL 3754/21), do Senado, que cria a Lei das Ferrovias. O projeto permite à União autorizar a exploração de serviços de transporte ferroviário pelo setor privado, em vez de usar a concessão ou permissão. O prazo do contrato poderá ser de 25 até 99 anos, prorrogáveis. Ao contrário das concessões, para as quais existem limites tarifários, a empresa que obtiver autorização terá liberdade de preço. As emendas apresentadas ao texto, por acordo de líderes, serão apreciadas a partir de amanhã.

O PT e os demais partidos de Oposição votaram contra, explicando que era necessário debater melhor a proposta, uma vez que o projeto altera o formato jurídico para as ferrovias — de concessão para autorização —, retira parâmetros de bandas de tarifa (máxima e mínima) e não permite a concorrência, a atuação de outros operadores, além não se fazer qualquer condição ou exigência mínima de investimentos.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, destacou que a Bancada do PT sempre defendeu e entendeu a importância das ferrovias, “que é o modelo de transporte mais seguro, ferrovia é o transporte mais barato, ferrovia é o transporte mais ambientalmente sustentável, ferrovia é indústria e desenvolvimento por onde passa e ferrovia contribui, inclusive para a melhoria das rodovias nacionais, principalmente quando transporta mercadoria de média e longa distância”.

Uczai relembrou que o PT concorda com o marco legal das ferrovias e sempre discutiu para que pudéssemos ter um marco, diretrizes, prioridades, do ponto de vista nacional, para um projeto ferroviário brasileiro. “Mas há questões que queríamos aprofundar e melhorar no âmbito da Câmara dos Deputados, como todo o debate das autorizações. É uma modalidade nova que tenciona, que tem perguntas não respondidas”, ponderou.

O deputado citou que hoje tive a honra de coordenar um seminário na Região Sul da própria Federação da Indústria de Santa Catarina, que fez vários questionamentos sobre o contrato assinado na semana passada. “Em nossa Região, é evidente que temos interesse na integração ferroviária com o Paraná e Mato Grosso do Sul, mas temos cinco portos em Santa Catarina que querem se integrar a um projeto ferroviário”, frisou.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – foto – Marina Ramos-Câmara dos Deputados

Monopólio

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu o adiamento da votação do projeto. Ele argumentou que a proposta tem dispositivos meritórios, mas tem também muitos problemas e não foi devidamente discutida. “Não só a concessão tem que ser pública, como também nós temos que garantir o direito de passagem, porque isso permitiria que mais empresas pudessem utilizar e baratear o transporte ferroviário. O que está se estabelecendo são monopólios, e com insegurança, porque nós nem sabemos se essas empresas que pedem autorização têm realmente condições de levar à frente os seus projetos ou querem simplesmente ter a reserva, terem o direito de sentarem em cima daquela autorização para negociarem por um valor mais alto”, criticou.

Zarattini destacou que ainda que o ministro da infraestrutura, Tarciso de Freitas, anunciou recentemente nove autorizações. “Quem são essas empresas? Como foi verificado isso? Qual é a garantia de que esses projetos serão realizados? Não será tudo ouro de tolo? Isso nós temos que ver. Não podemos jogar o transporte brasileiro, a infraestrutura na aventura como está fazendo o governo Bolsonaro. Isso aqui é uma aventura, não se está estruturando nenhum projeto nacional ferroviário, estão sendo propostas ferrovias que, se forem feitas, serão ferrovias sem nenhum planejamento integrado”, protestou.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – foto – Marina Ramos-Câmara dos Deputados

Texto-base aprovado

Pelo texto-base aprovado, para novas ferrovias ou novos pátios ferroviários, os interessados poderão pedir autorização diretamente ao agente regulador, apresentando estudo técnico, cronograma e certidões de regularidade fiscal.

O regulador do setor deverá analisar se a ferrovia atende à política nacional de transporte ferroviário, avaliando sua compatibilidade com as demais infraestruturas implantadas.

Nenhuma autorização poderá ser negada, exceto se o interessado não seguir as regras do projeto; se houver incompatibilidade com a política para o setor; ou por motivo técnico-operacional relevante justificado.

Distribuidoras de energia

Os deputados aprovaram também o PL 712/19, do Senado, que prevê subvenção econômica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para subsidiar as tarifas de consumidores de energia elétrica de distribuidoras com mercado próprio anual inferior a 350 GWh. “Votamos a favor, apostando na redução do preço das tarifas”, argumento o deputado Zé Neto (PT-BA), que encaminhou o voto da bancada.

Deputado Zé Neto. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O texto aprovado na forma do substitutivo da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), inclui emenda para prorrogar, até 2040, a compra de energia elétrica gerada por termelétricas movidas a carvão mineral em Santa Catarina. O projeto retorna ao Senado para nova apreciação, porque foi modificado pelos deputados.

Urgência

Foi aprovado ainda o regime de urgência para o projeto de lei complementar (PLP 46/21), do Senado, que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), uma espécie de refinanciamento (Refis) para as micro e pequenas empresas. O PT votou pela urgência.

 

Vânia Rodrigues, com Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100