Protestos pró-impeachment de Bolsonaro reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil

Manifestantes em todo o Brasil e em mais de 20 países saíram às ruas neste domingo (31) para pedir o impeachment do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, na quarta edição do Stop Bolsonaro. Os protestos foram realizados por meio de carreatas,  bicicletaços e performances, de modo a respeitar as medidas sanitárias contra a propagação do coronavírus, que já matou mais de 222 mil pessoas no Brasil. Durante todo o dia também houve debates virtuais sobre temas como racismo, crise econômica, social e ambiental, entre outros temas.

Segundo a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, que integram a organização, quase 60 cidades em todo o país realizaram mobilizações ao longo do dia, sendo 17 capitais: Belém, Porto Velho, Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina, Natal, Aracaju, Campo Grande, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Genocídio

Os protestos deste domingo contaram, no Brasil e no exterior, tiveram o objetivo de denunciar o genocídio causado pela negação e descaso sanitário do governo Bolsonaro  frente à pandemia de Covid-19. Também foram lembrados os crimes ambientais praticados em série pelo governo militar brasileiro, como a devastação da Amazônia e do Pantanal e ataques aos direitos dos povos indígenas e quilombolas.

Foto: Ricardo Stuckert

Manifestações nas redes

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para divulgar  imagens e comemorar o sucesso das manifestações pelo Brasil contra o “governo assassino” de Bolsonaro, como definiu o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR).

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), celebrou o sucesso da carreata em Brasília. “Foi gigante o Fora Bolsonaro em Brasília. Nas ruas o impeachment vai crescendo e a pressão sobre a Câmara é fundamental. Mais de 2.500 carros na carreata Stop Bolsonaro Mundial hoje em Brasília. Tá assim por todo País, o povo cansou. Chega de Bolsonaro, chega de mortes, pela e vida e por vacina para todos”.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também falou sobre a carreata na capital federal. “Hoje voltamos às ruas de Brasília para exigir o impeachment de Bolsonaro. Nossa carreata estava gigante e a próxima será ainda maior. Fora, Bolsonaro!”.

Protestos nos estados

O deputado João Daniel (PT-SE) informou que  em Aracaju trabalhadores e trabalhadoras se somaram em mais um ato pedindo o Fora, Bolsonaro! A carreata reuniu mais de 250 veículos e percorreu parte da capital. “O ato dos aracajuanos se somou ao “Fora Bolsonaro” que foi realizado em todos os estados brasileiros e em cidades da Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suécia, Suíça e Uruguai”., escreveu ele no Twitter. Para o parlamentar, “é preciso que o impeachment seja pautado urgentemente, como uma questão de vida para o povo brasileiro”.

Já o deputado Airton Faleiro (PT-PA) divulgou os atos em Belém. “Pela segunda semana, Belém se juntou às manifestações em defesa da vacina, pelo fortalecimento do SUS e pelo Fora Bolsonaro. Neste domingo (31), os atos Stop Bolsonaro Mundial foram ampliados com manifestações em várias cidades do mundo”.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou que o Stop Bolsonaro Mundial também foi às ruas em Salvador. “Nossa carreata rodou a cidade e a adesão popular foi uma sinalização inequívoca do sentimento que só cresce, o de que este governo está chegando ao seu fim. Chega!”.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) divulgou as manifestações no Paraná. “No Paraná: Paranavaí também grita por Fora, Bolsonaro! Estamos todos juntos na luta pelo impeachment urgente. É uma questão de sobrevivência para o país tirar Bolsonaro”.

Fora, Bolsonaro!

“O Brasil sai às ruas, mais uma vez, e o pedido é um só: FORA BOLSONARO! Chega de descaso com a vida do povo brasileiro”, afirmou o deputado Helder Salomão (PT-ES).

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) assegurou que “somente com mobilização popular e a abertura do processo de impeachment” vai-se “colocar fim no governo da ignorância e da estupidez”.

“Carreatas, Stop Bolsonaro mundial, greve de caminhoneiros anunciada, suspeição do Moro, aumento da pandemia e miséria no País são ingredientes na conjuntura que impulsionam o impeachment e o movimento Fora Bolsonaro. Estejamos preparados para grandes mobilizações por dias melhores”, escreveu o deputado Rogério Correia (PT-MG) em sua conta no Twitter.

Foto: Lula Marques

Leia mais comentários dos deputados nas redes sociais:

 

Carlos Veras (PT-PE) – “O Brasil precisa voltar a respirar. Fora, Bolsonaro!”

Afonso Florence (PT-BA) – “Com avanço do mortandade em Manaus e abertura de investigação sobre Pazuello, cresce mobilização em todo país pelo, Impeachment Já! Fora Bolsonaro!

Nilto Tatto (PT-SP) – “Passou da hora de enxotar Bolsonaro do poder e mandá-lo de volta ao esgoto de onde ele, Trump, Òrban, Duterte, Netanyahu, e outros estrupicios escaparam”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Precisamos dar um fim no negacionismo e nos crimes de Bolsonaro contra a saúde pública”.

Beto Faro (PT-PA) – “Hoje no Brasil e em dezenas de capitais do mundo, foram realizadas manifestações de protesto contra o governo do presidente de extrema direita Bolsonaro, pedindo seu impeachment em defesa da vida, da vacinação em massa, do auxílio emergencial e empregos”.

Lorena Vale com Brasil de Fato

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex