Professora Rosa Neide assume o comando da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados

Deputada Rosa Neide preside a Comissão de Cultura. Foto: Gustavo Bezerra

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) foi eleita por unanimidade, nesta quarta-feira (27), a nova presidenta da Comissão de Cultura da Câmara em substituição à deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Ao assumir o comando do colegiado, a parlamentar colocou como meta prioritária da Comissão a luta pela derrubada do veto de Bolsonaro à Lei Paulo Gustavo, que destinaria R$ 3,86 bilhões a estados e municípios para ajudarem o setor cultural a se recuperar dos impactos causados pela pandemia da Covid-19.

“Ao assumir o comando dessa Comissão digo que é importante dar prosseguimento ao trabalho agora concluído pela deputada Alice Portugal. Apesar do momento pelo qual passa o País, de ataques à cultura, tivemos grandes avanços com a aprovação das Leis Aldir Blanc 1 e 2. Agora, em um complexo ano eleitoral, teremos o grande desafio de derrubar o veto do Bolsonaro à Lei Paulo Gustavo. Esse veto demonstra verdadeiramente quem é contra e quem é favorável à cultura”, afirmou.

Durante o processo de votação o líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), esteve na Comissão de Cultura para manifestar apoio à eleição de Rosa Neide. O parlamentar mineiro também ressaltou que sob o comando da parlamentar mato-grossense, a Comissão de Cultura poderá continuar obtendo avanços para o setor mesmo com os ataques do governo Bolsonaro.

“Vamos continuar na resistência e realizarmos a travessia deste momento atual em que vivemos para um novo tempo de políticas públicas para a cultura. Parabéns Professora Rosa Neide nessa nova missão e estamos juntos”, declarou.

Mais cedo, durante o Seminário da Bancada do PT – Resistência, Travessia e Esperança – que debateu a Cultura no Brasil, Rosa Neide ressaltou que o setor precisará ser reconstruído em um futuro governo Lula. Entre os desafios em um novo governo, a partir de 2023, a parlamentar elencou:

– A reestruturação institucional da pasta da cultura em sua totalidade.

– A recriação do Ministério da Cultura e a estrutura de cargos, secretarias e funções para fazer frente aos desafios e necessidades do setor.

– O debate e o resgate de planos e programa estruturantes, tanto de fomento à cultura como os demais programas de fortalecimento a memória e da diversidade do povo brasileiro.

– A urgente e necessária etapa de avaliação e monitoramento do Plano Nacional de Cultura, que deveria ter sido instituída a partir de 2017, conforme disposto nos anais da III Conferência Nacional de Cultura.

Biografia

Pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Professora Rosa Neide está no primeiro mandato como deputada federal. Antes foi vereadora, secretária municipal de Educação em Diamantino (MT) e secretária estadual de Educação de Mato Grosso, presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e atuou como consultora do MEC. Rosa Neide também foi professora nos ensinos básico e superior.

Na Câmara dos Deputados, a deputada preside a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação. Também coordenou a Comissão Externa sobre Queimadas em Biomas Brasileiros.

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100