Povos e comunidades tradicionais cobram votação de projetos

Indio

Foto: Salu Parentes/PTNACÂmara

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara realizou, nesta terça-feira (25), um ato em defesa dos povos e comunidades tradicionais e pela aprovação do projeto de lei (PL 7447/10) que estabelece diretrizes para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável deste segmento social.

Coordenado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), o ato reuniu mais de 500 pessoas entre quilombolas, pescadores, ciganos, povos de terreiro, indígenas, extrativistas, seringueiros, ribeirinhos, pantaneiros e representantes de outros grupos, que estão em Brasília participando de um encontro para debater a Política Nacional de Desenvolvimento para Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT).

“Precisamos dar visibilidade aos povos tradicionais porque são eles que representam a diversidade do povo brasileiro. A partir do próximo ano teremos um Congresso muito mais conservador do que o atual e precisaremos do contraponto da sociedade organizada e mobilizada para que os direitos destas populações não sejam negados”, explicou Erika Kokay.

O deputado Vicente Cândido (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, se comprometeu a colocar o PL 7447/10 em votação no colegiado em dezembro. “Fica o compromisso de deliberarmos sobre esse projeto ainda este ano, espero que na segunda semana de dezembro”, disse Vicente Cândido, que também expressou o desejo de contar com a ampla presença de comunidades e povos tradicionais na sessão da CCJC que irá apreciar o projeto de lei.

Além do PL 7447/10, o deputado Luiz Alberto ( PT-BA), presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, defendeu a aprovação urgente de vários projetos de lei que estão tramitando na Câmara, como o projeto de lei (PL 4471/12) que restringe o uso dos chamados autos de resistência, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e são usados para ocultar as execuções sumárias cometidas por policiais, crimes dos quais jovens negros são as principais vítimas.

Também participou do ato o deputado Padre Ton (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, que prometeu “vigilância permanente” para que os direitos indígenas e das demais populações tradicionais “não sejam pisoteados” pelos setores conservadores do Congresso Nacional.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) lembrou que a PEC 215/00, que ameaça os territórios dos povos indígenas e quilombolas, só foi barrada até o momento por conta da mobilização popular. O parlamentar pernambucano disse esperar que a sociedade civil mantenha o mesmo nível de pressão sobre o Congresso a partir de 2015 para evitar que haja retrocessos no campo dos direitos humanos e sociais. “Precisamos continuar firmes na luta, sabendo que não podemos descansar enquanto acontecer qualquer manifestação de intolerância e preconceito contra qualquer segmento nesse País. Precisamos estar atentos, dispostos e indignados para que, sempre que isso ocorrer, possamos reagir para reafirmarmos a nação democrática que todos nós queremos construir”, conclamou Ferro.

Quem também se manifestou sobre a pauta legislativa foi o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). “Reafirmamos o nosso compromisso contra o escândalo que é a PEC 215, que não pode jamais ser aprovada nessa Casa, pois representaria um terrível retrocesso e é um atentado contra os povos indígenas e quilombolas e também contra a Constituição brasileira. E a aprovação do projeto 7447 nos ajudará a acumular forças em defesa das comunidades e povos tradicionais”, mencionou Molon.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) também esteve presente no ato.

Rogério Tomaz Jr.

Ouça o Deputado Luiz Alberto na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100