PL do Direito à Água será apresentado no lançamento da campanha “Sede Zero”

Com o avanço da implementação dos serviços privados atraídos pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento, sancionado em 2020, e a ampliação da miséria no País potencializada pela pandemia, parlamentares brasileiros se mobilizaram com o objetivo de garantir o acesso à água potável e ao saneamento à população mais pobre. Provocada pelas comissões de Legislação Participativa; Direitos Humanos; Integração Nacional; e Trabalho e Serviço Público, a audiência pública que promoverá o lançamento da campanha “Sede Zero” acontecerá na  Câmara dos Deputados, a partir das 14h da próxima quarta-feira (6).

De acordo com os organizadores do evento, a intenção é denunciar e dar visibilidade às situações de escassez às quais parte dos brasileiros está submetida, sob práticas de racionamento e até rodízio de abastecimento, e, com isso, criar mecanismos legais para assegurar um volume mínimo de água necessário à preservação das condições de saúde e higiene das famílias, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade. Com esse propósito, ao final da audiência, será protocolado o Projeto de Lei do Direito à Água, de autoria da bancada de Oposição ao governo na Câmara.

Tarifa social de água

Entre as medidas sugeridas pelo PL para afiançar o acesso aos direitos humanos básicos, há a possibilidade de se implementar uma tarifa social de água e esgoto automaticamente para famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais e com membros recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC). No meio rural, o projeto também irá prever a ampliação do Programa 1 Milhão de Cisternas e a garantia de abastecimento emergencial sempre que necessário.

O evento deve contar com a presença de representações de órgãos como o Observatório Nacional pelos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.

 

Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também