PEC contra conselhos profissionais é retirada do Congresso e Bolsonaro sofre mais uma derrota, destaca Alexandre Padilha

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) destacou hoje (27) a importância da derrota do governo Bolsonaro no Congresso Nacional, já que foi obrigado a encaminhar a retirada de tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 108/2019), que atacava frontalmente a estrutura de conselhos profissionais. Para o ex-ministro da Saúde, os conselhos tiveram papel estratégico na derrota de Bolsonaro.

“O governo foi derrotado e reconheceu no comunicado que fez à Câmara que a PEC era inconstitucional, como nós já havíamos dito desde o começo do debate”, afirmou Padilha. Ele atribuiu a vitória à atuação dos conselhos profissionais e da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, presidida pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), além das articulações dos membros das entidades profissionais com parlamentares nos estados.

Golpe contra os conselhos profissionais

A PEC do governo Bolsonaro podia levar à extinção dos conselhos profissionais ao definir que a filiação a essas entidades devia ser opcional, diferentemente da exigência atual. Padilha esclareceu que a proposta gestada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na prática desmantelava os conselhos, mudando seu papel, as formas de financiamento e o caráter de regulação e de fiscalização.

Com a redução significativa da arrecadação de anuidades – fonte de receita dos conselhos –, seriam inviabilizados o trabalho de regulação e a fiscalização das atividades, possibilitando que profissionais antiéticos ou com formação precária ficassem livres para atuar. Conselhos de Medicina, Advocacia, Farmácia, Engenharia, Química, Contabilidade, Administração e Psicologia são alguns que seriam afetados pela PEC 108/2019.

Fiscalização

Padilha frisou que a PEC retirava o poder de polícia dos conselhos profissionais, ferramenta estratégica para garantir, por exemplo, na área da saúde, “atendimentos, qualidade do serviço e debate sobre a formação profissional nas mais variadas áreas”. Os conselho também atuam na fiscalização de obras e de serviço realizados em todo o País.

De acordo com Padilha, que é um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, o governo já tinha percebido que além de ser derrotado no âmbito jurídico, a partir da decisão recente do Supremo Tribunal Federal, também seria derrotado na Câmara dos Deputados.

Padilha contou que os parlamentares bolsonaristas não conseguiram colocar em votação o relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), em 2019. Ele recordou que o relatório foi barrado em 2020 e, também, no primeiro semestre deste ano.

“A PEC serviria como um ataque para retirada de direitos dos trabalhadores. Trata-se de uma derrota do governo federal e uma vitória para nós que lutamos, diariamente, pelo direito dos trabalhadores e contra as políticas que privilegiam o lucro de alguns em detrimento de outros”, afirmou Alexandre Padilha.

Benildes Rodrigues com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100