Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais neste domingo (26/01) para parabenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por ordenarem a retirada de correntes e algemas de brasileiros deportados pelo governo dos Estados Unidos. Para Lula e o ministro da Justiça, o tratamento desumano dado pelos EUA foi um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. Os petistas denunciaram Trump por humilhar os brasileiros e também cobraram posicionamento dos parlamentares bolsonaristas, que bajulam Trump e suas políticas extremistas e permaneceram em silêncio diante da clara violação dos direitos humanos.
No sábado, por determinação de Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um avião para transportar os deportados de Manaus até o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. A operação se deu após a chegada, na sexta-feira (25) de uma aeronave vinda dos Estados Unidos com 158 deportados a bordo, todos algemados e acorrentados durante todo o trajeto da viagem dos EUA à capital do Amazonas, A primeira parada estava prevista para Manaus, com destino final em Confins, mas o voo precisou ser cancelado devido a problemas técnicos na aeronave, mais especificamente com o sistema de ar-condicionado.
Para a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), Lula “fez muito bem” em determinar a retirada das algemas e correntes dos pés dos brasileiros. “Não eram criminosos, por que as correntes?”, indagou numa rede social. “Essa é uma situação que vai se intensificar com Trump, que prometeu deportação em massa. E pensar que esses bolsonaristas festejam Trump, que quer humilhar nosso povo”, completou a deputada.
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), também disse que a decisão de Lula foi correta, além de garantir o retorno seguro de todos ao seu destino final. “Mais um exemplo de humanidade, soberania e patriotismo verdadeiro de Lula para o povo brasileiro”.
Já o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), lembrou que os brasileiros deportados por Trump cantaram o Hino Nacional ao saberem que o presidente Lula ordenou a retirada das algemas e das correntes em todos eles. “O Brasil tem um presidente que defende e pratica nossa soberania”, afirmou.
O deputado e futuro líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), classificou a atitude do governo estadunidense de “absurda” e “covarde”. “Absurdo. Brasileiros deportados de forma covarde por Trump. Lula mandou retirar imediatamente algemas e correntes e enviou avião da FAB para transportá-los de volta pra casa. Nós estamos muito indignados”.
Bolsonaristas capachos de Trump
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que no Brasil há respeito e dignidade. Ela também criticou os bolsonaristas que apoiam Trump. “Aqui Trump não vai mandar. Nosso país respeita os demais e exige respeito. O presidente Lula determinou tratamento digno aos brasileiros que estão sendo deportados. Enquanto isso, a direita brasileira, barrada na posse, segue como capacho do governo norte-americano”.
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) parabenizou o Governo Lula por não deixar que os deportados dos EUA fossem tratados como criminosos. “Isso é um ato de soberania e, principalmente, respeito e humanidade com aquelas pessoas que foram em busca de trabalho e voltaram sendo tratadas como animais”.
Tatto também teceu críticas aos deputados bolsonaristas. “Enquanto isso, os bolsonaristas se curvam e reverenciam Donald Trump como um líder Supremo, batendo continência para a bandeira americana e falando I Love you. Se fingem de patriotas, mas querem abandonar o Brasil e morar em Miami a qualquer custo”.
Leia mais declarações dos parlamentares:
Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “As imagens da chegada dos deportados dos EUA são muito chocantes. Correntes para tratar com humanos? A altivez do Governo Lula foi fundamental para afirmar a nossa soberania e estabelecer o respeito aos direitos humanos”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Tô indignado! Absurdo esse caso dos brasileiros algemados pelo governo dos EUA em pleno solo nacional. O que os “patriotas” de meia tigela vão falar? Vão defender o Trump agora também? Parabéns, Lula e Lewandowisk, pela ação em defesa dos brasileiros”.
Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – “Lamentável o tratamento dado aos brasileiros repatriados. Pelo menos a resposta do presidente @LulaOficial foi rápida e enérgica, restabelecendo o mínimo de dignidade para essas famílias”
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Lula, patriota de verdade”
Deputada Denise Pessôa (PT-RS) – “Enquanto os invasores do Capitólio recebem anistia, os trabalhadores brasileiros, que ajudavam a mover a economia dos EUA, são acorrentados. Graças à humanidade do nosso presidente Lula, as correntes e algemas foram retiradas. Imigrante não é criminoso”
Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Não importa se esses brasileiros acreditaram na fantasia de que viver nos EUA seria grande coisa. O fato é que eles não são criminosos. Essa forma – algemas e correntes nos pés – é humilhante e indigna. Viva Lula, que não aceitou esta indignidade e ordenou que se retirassem algemas e correntes”.
Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “É desumano o tratamento dado aos brasileiros deportados dos EUA. Ainda bem que nossos irmãos brasileiros têm um presidente que zela pela democracia e tem, sobretudo, empatia! Obrigada, Lula. Seu exemplo como liderança mundial é a esperança em um mundo melhor”.
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Brasileiros deportados pelo governo Trump de forma cruel. Parabéns, presidente Lula, pela decisão soberana, firme e gesto humanista. Que sua atitude inspire aqui e mundo afora. Obrigado, presidente”.
Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Brasileiros deportados dos Estados Unidos foram tratados como criminosos ou animais. Viajaram algemados, como se representassem algum risco a quem quer que seja. Parabéns ao presidente Lula que determinou tratamento adequado a estas pessoas, que tiveram seus direitos básicos e sua dignidade humana violada pelo governo neonazista de Donald Trump, apoiado pela família Bolsonaro e pela maioria dos deputados e senadores do PL”.
Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “O presidente Lula mandou soltar imediatamente os brasileiros que foram transportados algemados dos EUA até Manaus. Além disso, Lula dispensou o avião do apartheid do governo americano e encarregou avião da FAB de fazer o restante do trajeto até Belo Horizonte. Tá claro que o governo Trump é de segregação. Não gosta de latinos, de pobres, de negros, de LGBTQIA+ . Mesmo tratando como bandidos os brasileiros que foram lá para trabalhar, Trump tem total apoio da extrema direita brasileira, que foi comemorar sua posse e defende sua política de exclusão social e de arrogância internacional”.
Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Os brasileiros deportados dos EUA após a posse de Trump chegaram algemados ao Brasil, uma verdadeira humilhação. Mas graças à atuação do nosso presidente Lula, foi determinada a retirada imediata de correntes e algemas de brasileiros e um avião da FAB garantiu a viagem de Manaus ao aeroporto de Confins. Respeito aos brasileiros. Lula é um verdadeiro patriota”
Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Lamentável a situação em que os brasileiros que estavam em solo americano foram deportados para o Brasil, algemados nos pés e nas mãos. Um ato covarde e desumano. Parabéns ao presidente Lula, que interrompeu a viagem e ordenou a soltura dos passageiros”.
Deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) – “Humilhação aos brasileiros! Na Era Trump, nossos compatriotas foram deportados em condições degradantes, algemados e acorrentados como criminosos. Mas ao chegarem a Manaus, o presidente Lula agiu rapidamente e colocou um fim nessa injustiça, exigindo que os EUA liberassem os brasileiros. Trump mostra, mais uma vez, o perigo que representa para o mundo”.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Diante da tentativa do governo Trump de manter 88 cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil, a Polícia Federal determinou a retirada imediata retirada das algemas e proibiu que fossem novamente detidos. O presidente Lula determinou que aeronave da FAB transportasse os brasileiros até o destino final, em Minas Gerais, com dignidade”.
Deputada Ivoneide Caetano (PT-BA): “Lamentável o registro de brasileiros deportados covardemente por Trump utilizando algemas e correntes”.
Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Enquanto os bolsonaristas se humilham por Trump, Trump tenta humilhar brasileiros e brasileiras deportados, violando seus direitos. Decisão de estadista a do presidente Lula, contrariando autoridades norte-americanas e impedindo que isso acontecesse em solo brasileiro”.
Deputada Juliana Cardoso (PT-SP) – “Lula demonstrou o que é soberania e respeito aos direitos humanos. Ao determinar que brasileiros fossem desalgemados e enviar um avião da FAB para resgatá-los, o governo reafirma: nossa gente merece dignidade, sempre”.
Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “É inaceitável que brasileiros deportados dos EUA tenham sido algemados ao retornar ao Brasil. Uma clara violação dos direitos humanos! Felizmente, o presidente Lula e o ministro Lewandowski agiram de forma correta e rápida ao removerem as algemas, garantindo a dignidade dessas pessoas. O que os patriotas defensores de Trump acham disso?”
Deputado Carlos Veras (PE) – “Ao determinar que brasileiras e brasileiros deportados pelos EUA não sejam algemados e acorrentados por uma “questão de soberania”, o presidente Lula demonstra altivez para proteger o seu povo onde quer esteja”.
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Por determinação do presidente Lula , avião da Força Aérea Brasileira – FAB vai buscar brasileiros e trazê-los em segurança e com dignidade, sem algemas ou correntes, como foram deportados dos Estados Unidos por Donald Trump. Na sequência dos fatos, fica claro: Aqui, inclusão. Lá, expulsão! Simples assim”.
Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Os brasileiros deportados dos EUA chegaram ao nosso país algemados, uma cena de extrema humilhação. Lula mandou retirar as algemas, foram recebidos com comida, bebida e colchões, além de serem levados pela FAB ao seu destino final. Esse é um governo que respeita seu povo”.
Lorena Vale
TAGS: