Parlamentares do PT lamentam a morte da jornalista Glória Maria

Foto: Reprodução instagram

Pioneira inúmeras vezes e ícone da TV, a jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2). Os parlamentares da Liderança do PT na Câmara exaltaram a importância de Glória para o jornalismo brasileiro e lamentaram a sua morte.

A repórter da Globo foi a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, mostrou inúmeros países em suas reportagens especiais, protagonizou momentos históricos e entrevistou celebridades como Michael Jackson e Madonna. Glória Maria abriu portas e foi uma das primeiras negras a ser repórter na mídia brasileira.

“Uma grande perda para o jornalismo brasileiro. Glória Maria foi brilhante do início ao fim, pioneira na sua profissão e fez história com suas reportagens. Descanse em paz e que Deus conforte o coração da família e amigos próximos”, afirmou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) ressaltou o protagonismo da repórter. “Glória Maria foi a primeira mulher negra em muitas coisas no jornalismo brasileiro. A primeira repórter negra da TV. Foi ela também a primeira a entrar ao vivo na TV em cores. Foi a primeira no Brasil a usar uma lei contra o racismo. Glória presente, hoje e sempre”.

Já a deputada Denise Pessôa (PT-RS) prestou condolências aos familiares. “Muito triste a notícia da morte da jornalista Glória Maria, mulher negra, empoderada e referência como jornalista e como mulher. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

Ícone da TV

Para a deputada Dilvanda Faro (PT-PA), Glória Maria representou a população negra do Brasil. “Ícone da TV brasileira, Glória Maria nos deixou hoje (2), em decorrência de um câncer. Foi pioneira em vários momentos de sua carreira e, acima de tudo, representou a população negra do País, inspirando a vida de muitas meninas e meninos negros que a assistiram”.

A deputada Carol Dartora (PT-PR) relembrou a trajetória de Glória. “Com uma trajetória inspiradora e um passaporte invejável, Glória Maria deixa uma herança gigantesca para nós. Será sempre lembrada com muito carinho, amor e respeito”.

“Gloria Maria brilhou nesse plano, construiu sua história no jornalismo se tornou referência na profissão. Seu trabalho é reconhecido por todo o Brasil e fora dele. Autêntica dona de uma voz e força única, seu legado é eterno. Obrigada Gloria! Vá em paz. Glória Maria, presente!” escreveu a deputada Juliana Cardoso (PT-SP).

Lula

Para o presidente Lula, Glória Maria é uma das maiores jornalistas da história da televisão brasileira e lamentou sua morte. “Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras. Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira”.

Legado no jornalismo

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) destacou o legado deixado por Glória. “Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento da jornalista Glória Maria. Um ícone da TV e uma das pioneiras no jornalismo brasileiro. Glória abriu portas, fez história e deixou um legado incrível. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”.

“Sem palavras para descrever o que significa a partida de Glória Maria. Uma mulher que ultrapassou barreiras e se consolidou como um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Meus sentimentos à família”, disse o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).

Pioneira

“Glória Maria foi a primeira repórter negra da TV, foi também a primeira repórter negra a entrar ao vivo em cores na TV. Seu nome precisa ser celebrado e seu legado também. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, escreveu a deputada Adriana Accorsi (PT-GO).

Para a deputada Erika Kokay (PT-PT) a jornalista “é um símbolo e inspiração para as mulheres negras”. A deputada Natália Bonavides (PT-RN) afirmou que Glória Maria é “ícone da TV e do jornalismo, foi a primeira mulher preta repórter. Celebremos sua vida e suas conquistas”.

Amanhecemos com a triste notícia da morte da jornalista Glória Maria. Uma mulher negra alcançar espaços de tanto destaque na televisão brasileira certamente inspirou gerações. Sua história de competência não será esquecida”, destacou a deputada Camila Jara (PT-MS).

Ao prestar homenagem para a jornalista, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) falou que Glória Maria é um ícone de sua geração. “Quanta tristeza a perda da jornalista Glória Maria, da Globo, um ícone da minha geração e exemplo de profissional competente e criativa. Minha solidariedade a sua família, seus amigos e colegas. Inigualável, esta é a palavra. Siga em paz”.

A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) lembrou que Gloria Maria “fez história no jornalismo e com seu jeito humano nos encantava a cada aparição na televisão”.

Os deputados do PT Nilto Tatto (SP), Alencar Santana (SP), Carlos Veras (PE), Helder Salomão (ES), Rubens Pereira Jr. (MA), Bohn Gass (RS), Reginaldo Lopes (MG), Rogério Correia (MG), Kiko Celeguim (SP), Flávio Nogueira (PI), Patrus Ananias (MG), Odair Cunha (MG) Paulo Guedes (MG), Alexandre Lindenmeyer (RS) e Florentino Neto (PI) também prestaram homenagens a Glória Maria.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também