Oposição solicita a Lira que suspenda tramitação e arquive projeto que libera mineração em terras indígenas

Foto: Adriano Gambarini/WWF-Brasil

Líderes da Oposição ao governo Bolsonaro na Câmara, entre eles o líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG) e o líder da Minoria, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), apresentaram nessa terça-feira (9) um pedido ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL) para que suspenda a tramitação e arquive o projeto de lei (PL 191/2020), do Poder Executivo, que libera a mineração em terras indígenas.

No requerimento, os líderes afirmam que o projeto “apresenta problemas evidentes de inconstitucionalidade e injuridicidade, como o disposto no art. 37 e afronta o Regimento Interno da Câmara dos Deputados”. Os parlamentares afirmam ainda que a proposta do governo Bolsonaro desconsiderou o que diz a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do qual o Brasil é signatário. A Convenção torna obrigatória a consulta aos povos indígenas sobre qualquer decisão de mineração em suas terras.

Sem consulta formal

“Não houve consulta formal às comunidades indígenas ou seus representantes para a elaboração do PL 191/2020, conflitando com os compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Igualmente, não se considerou o artigo 19 da Declaração das Nações Unidas para os Direitos dos Povos Indígenas”, declararam os líderes no requerimento.

Reginaldo Lopes e Alencar Santana. Fotos: Gabriel Paiva e Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Ainda de acordo com os parlamentares, o PL 191/2020 “está longe de observar a preservação e proteção dos direitos dos povos indígenas”. “Fere sim a essência do art. 231 da Constituição Federal e os Tratados Internacionais, desconsiderando requisitos fundamentais e sendo antirregimental”.

O requerimento também foi assinado pela líder da Rede Sustentabilidade, deputada Joenia Wapichana (RR); e pelos líderes do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PE); do PSB, deputado Bira do Pindaré (MA); do PDT, deputado André Figueiredo (CE); do PSOL, deputada Sâmia Bomfim (SP); e do PDT, deputado Wolney Queiroz (PE).

 

Leia abaixo a íntegra do requerimento:

REQ 211 2022

Héber Carvalho

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100