Operação da PF: Golpistas precisam pagar pelos seus crimes, afirmam petistas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8/2), a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos Três Poderes em Brasília. O ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres; o ex-assessores Filipe Martins e o coronel Marcelo Câmara são alvos da operação. A PF deu 24 horas para que Bolsonaro entregue seu passaporte.

Ao todo, a PF cumpre 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Há ainda medidas cautelares, como proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos.

Culpados

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG) escreveu em sua rede social que A operação de hoje da PF é parte de um cerco, que se fecha cada vez mais, contra quem atacou a democracia e o País. “Que seja aplicado o rigor da lei a todos aqueles que, verdadeiramente, são os inimigos da liberdade e do Brasil”.

 

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara esperam que as investigações apontem os culpados e que todos paguem pelos crimes contra a democracia brasileira. “O tempo da verdade chegou: Jair Bolsonaro comandou uma tentativa de golpe contra Lula e contra a Democracia, em articulação com seus cúmplices civis e militares, inclusive ex-ministros e altas patentes. O tempo agora é de julgar e punir exemplarmente os comandantes do golpe, a começar pelo chefe inelegível, sob as regras do Estado Democrático de Direito que eles tentaram destruir”, afirmou a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

O deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), coordenador da bancada petista na CPMI do Golpe, lembrou que durante as reuniões da Comissão os petistas mostravam a importância de responsabilizar os militares envolvidos nos atos golpistas. “Hoje a PF deflagrou uma operação contra os militares e lideranças bolsonaristas. Não há espaço para a anistia. Um país que não investiga e pune quem atenta contra a democracia está fadado a repetir os erros”.

A deputada delegada Adriana Accorsi (PT-GO) parabenizou a PF pela operação. “Hoje mais uma face da verdade sobre atos golpistas vem à tona. O País precisa passar a limpo estes crimes. Parabéns a nossa grandiosa Polícia Federal”.

“Vale lembrar que na CPMI do Golpe já tínhamos pedido a retenção do passaporte para evitar a fuga do fujão. Vai ser antes do carnaval?”, questionou o deputado Rogério Correia (PT-MG). O deputado Carlos Veras (PT-PE) defende a investigação e espera que os culpados paguem com o rigor da lei. “Sem Anistia para aqueles que usaram as instituições para desinformar, propagar o ódio e conspirar contra a democracia brasileira”.

Leia mais declarações dos parlamentares:

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “A operação da PF hoje mostra que as investigações sobre a tentativa de golpe promovido por bolsonaristas estão cada vez mais perto de seus organizadores. A tentativa teve comando e não é difícil que esse comando tenha vindo de Bolsonaro e dos militares que prestavam serviços a ele”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “PF realiza operação contra aliados militares e políticos de Bolsonaro, seguindo as investigações dos crimes relacionados ao 8 de janeiro. Entre os alvos estão Braga Neto, Augusto Heleno, Anderson Torres e o presidente do PL Valdemar Costa Neto. Sem Anistia”.

Deputado Padre João (PT-MG) – “O cerco está se fechando. PF agora nas ruas em busca de peixes grandes e mentores do golpe. Sem anistia para estes golpistas”.

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “Bolsonaro também é alvo de operação da PF de hoje que mira militares e ex-ministros golpistas. A PF foi à casa dele em Angra dos Reis e apreendeu o celular de um de seus assessores Tercio Arnaud Tomaz. Bolsonaro não estava em casa e tem 24 horas para entregar o passaporte. Não vai fugir do país nem vai ter anistia. Que nunca mais ousem atentar contra a democracia”.

Deputado Fernando Mineiro (PT-RN) – “Mais um dia que a alta cúpula do desgoverno Bolsonaro acorda com a PF na porta. Dessa vez, ex-ministros, assessores e militares bolsonaristas são investigados por envolvimento nos ataques golpistas do 8/1/23. Que sejam todos investigados e punidos pelos ataques à democracia”.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Sem anistia. PF prendeu assessores de Bolsonaro e cumpre mandados em endereços de aliados do ex-presidente, entre eles, Augusto Heleno, Braga Neto, Anderson Torres e Valdemar Costa Neto. Jair Bolsonaro também é alvo e tem 24 horas para entregar o passaporte”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “O ministro Alexandre de Moraes mandou Jair Bolsonaro entregar o passaporte em 24 horas em uma operação que investiga uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder mesmo com a derrota nas eleições de 2022. Tá chegando a hora”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Essa quinta-feira começou em grande estilo. O ministro Alexandre de Moraes determinou que Jair Bolsonaro entregue o passaporte em 24 horas. É meu povo, o TOC TOC TOC está cada vez mais perto”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Não existe nada de abuso, vingança ou perseguição nas operações da PF contra Bolsonaro, primeiro porque são decisões judiciais, segundo e principalmente porque surgem cada vez mais, provas robustas da tentativa de golpe de estado e da participação efetiva no 8 janeiro”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “PF cumpre mandado de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro. A medida é importante para impedir que o ex-presidente destrua provas e atue na ocultação de seus crimes, tendo 24h para entregar seu passaporte”.

Deputado Marcon (PT-RS) – “A PF deflagrou megaoperação contra a tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro terá de entregar seu passaporte em até 24h. Braga Netto, Heleno e Anderson Torres também foram alvos. Os assessores do ex-presidente Filipe e Marcelo foram presos. Que dia!”.

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – “Hoje, o Brasil acordou com a notícia de mais uma operação da PF. Desdobramento das investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro, desta vez, homens de confiança de Bolsonaro estão entre os investigados. É preciso continuar indo a fundo nesse processo para que nunca mais se repita”.

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Receberam o TOC TOC TOC da Polícia Federal, além de Bolsonaro, estão Felipe Martins, do gabinete do ódio e os generais golpistas Augusto Heleno e Braga Netto. O inelegível tem que entregar o passaporte em 24. O Brasil quer ver todos os golpistas na cadeia”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Sem anistia”.

Deputada Jack Rocha (PT-ES) – “Sem anistia para golpista. O inelegível acordou com a PF na porta novamente e tem 24h para entregar seu passaporte. A operação que ocorre no âmbito da investigação da tentativa de golpe em 8/1, também apreendeu celulares de assessores que estavam em sua residência”.

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Bolsonaro tem 24 horas para entregar seu passaporte à Polícia Federal. A ordem é da Justiça. Hoje, policiais estiveram na casa dele em Angra dos Reis, mas o ex-presidente alegou que não estava com o documento. Na mesma busca, policiais apreenderam o celular de um assessor de Bolsonaro”.

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “O dia já começou com uma operação da PF atingindo aliados militares e políticos do inelegível, como Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Sem anistia para quem atenta contra a nossa Democracia”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Finalmente, a polícia começa a investigar os militares fascistas que ajudaram na tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro.  Além disso, figuras aliadas de primeira hora de Bolsonaro também estão sendo alvos da megaoperação da Polícia Federal. Como sempre digo não basta só punir os bolsonaristas que depredaram os prédios dos 3 Poderes da República e sim TODOS que participaram financiando, organizando e estimulando a ação. Sem anistia para golpista”.

Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) – “A PF colocou o bloco na rua bem cedinho para fazer a alegria de milhões de foliões que aguardam ansiosamente pelo carnaval e pela justiça no Brasil. A hora do inelegível e sua trupe está chegando”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “A PF deu 24h para Bolsonaro entregar o passaporte. A ação é parte da investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. O Brasil aguarda uma resposta desses ataques à nossa democracia. E os mandantes devem ser encontrados e responder sobre essa tentativa de golpe”.

Deputado Vicentinho (PT-SP) – “A Operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta-feira pela PF, é o primeiro passo para a devida punição de todos aqueles que atentaram contra a democracia brasileira. Nossa justiça terá a chance de fazer história e punir os golpistas responsáveis”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Dentro das investigações dos crimes relacionados ao 8/01, a PF realiza operação contra Bolsonaro e aliados”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Saldo do dia para Bolsonaro: o cerco se fechando. 3 assessores presos por tramarem contra a democracia, Heleno e Braga Netto alvos de busca e apreensão, além do próprio inelegível, que não pode entrar em contato com demais investigados e terá que entregar o passaporte. O Brasil não pode naturalizar o golpismo”.

Deputado Rui Falcão (PT-SP) – “A Polícia Federal chega ao núcleo golpista do governo Bolsonaro. Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordem de Bolsonaro, e Filipe Martins, ex-assessor, foram presos. A operação atinge ainda Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, entre outros aliados. Além disso, o ex-presidente inelegível tem 24h para entregar seu passaporte às autoridades. Sem anistia”.

Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) – “Bolsonaro tem 24h para entregar seu passaporte para a PF. O 8 de janeiro foi o estopim de toda uma organização criminosa que queria a qualquer custo manter o inelegível no poder e dar golpe de Estado. É urgente responsabilizar os criminosos e os financiadores da tentativa de golpe”.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também