Margarida protocola projeto para suspender alterações na Lei de Acesso à Informação

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) protocolou nesta terça-feira (5), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC- 10/2019) para suspender o Decreto 9.690/2019, que altera a Lei de Acesso à Informação (LAI), ampliando o número de gestores com poderes para classificar uma informação com o grau de ultrassecreta e secreta.

Segundo a parlamentar, o Decreto 9.690/2019, ao fazer alterações nos agentes públicos legitimados a classificar documentos públicos como ultrassecretos e secretos, apesar da motivação pública de “diminuir a burocracia”, na realidade fere, em nítida inconstitucionalidade, os princípios constitucionais da moralidade, publicidade e transparência.

Margarida reforça a importância da Lei de Acesso à Informação no combate à corrupção e no acompanhamento dos serviços públicos. “O Decreto 9.690/2019 cria uma censura sobre documentos públicos. Num momento em que a população pede o combate à corrupção e mais transparência do governo, não dá para voltar atrás e vetar o direito ao acesso de dados do governo”.

 

Direito à informação

A Lei de Acesso à Informação foi criada em 2011 pelo governo de Dilma Rousseff para permitir que o cidadão obtenha informações do Estado com o objetivo de fiscalizá-lo. Margarida lembra que a LAI tem sido fundamental para a garantia do direito à informação. “Um dos grandes legados desta lei criada no governo do Partido dos Trabalhadores é o Portal da Transparência, que reúne informações que a imprensa e a própria operação Lava Jato utilizaram para subsidiar seus trabalhos”, afirma.

Vale lembrar que o art. 3º da Lei nº 12.527/11 impõe que, quanto ao acesso aos documentos públicos, a Administração Pública deve observar a “publicidade como preceito geral e o sigilo como exceção”, bem como o fomento – e não a restrição – “ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública”. Ademais, ao permitir que mais agentes públicos possam classificar os documentos públicos como ultrassecretos e secretos, a medida do governo diminui a imprescindível transparência da gestão pública e tende a aumentar o número de pedidos de acesso a documentos públicos indeferidos, aumentando a quantidade dos recursos administrativos e judicializações, o que burocratiza ainda mais o processo.

 

Assessoria de Comunicação

Veja o vídeo com a deputada Margarida Salomão:

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100