Marco Civil: neutralidade da rede é amplamente defendida em comissão geral

molonmarcocivil

Durante a comissão geral realizada pela Câmara, nesta quarta-feira (6), para debater o Marco Civil da Internet (PL 2126/11), o princípio da neutralidade da rede foi enfaticamente defendido pela maioria dos expositores convidados e, em seguida, por parlamentares que participaram da atividade.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator da matéria, a neutralidade da rede é “o coração” do projeto e sem ela a sociedade será muito prejudicada no seu direito de acesso à informação, à educação e à cultura.

Segundo a contagem de Molon, 18 dos 28 expositores manifestaram apoio integral ao seu parecer e outros 7 apoiaram a neutralidade da rede, mas apresentaram divergências pontuais com o parecer. Apenas três convidados se alinharam à posição das operadoras de telefonia, contrárias à neutralidade da rede.

Além da neutralidade, Molon defendeu outros dois princípios para que seja garantida a natureza libertária da Internet. “Basicamente nós temos três pilares nesse projeto: a liberdade de expressão, a privacidade dos usuários e a neutralidade da rede. Como disse o ‘pai da Internet’, o Marco Civil é um projeto de direitos humanos na Internet”, disse o relator, orgulhoso de ter recebido o apoio do criador da rede mundial de computadores, o físico inglês Tim Berners-Lee.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) disse que o Marco Civil se insere no contexto do debate sobre o direito à comunicação e a própria democracia brasileira. “Estamos discutindo princípios do uso dessa tecnologia e a Internet, como parte de uma infraestrutura de concessão pública, deve ter esse controle social e esses elementos de promoção da cidadania e da democracia”, ressaltou Ferro.

Veridiana Alimonti, do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), criticou as telefônicas. “De um lado, temos a democracia, de outro, temos interesses injustificados das empresas de telecomunicações. Não cabe a uma carta de princípios consagrar um modelo de negócios em detrimento de outro”, argumentou a expositora.

Parlamentares da oposição, como Domingos Sávio (PSDB-MG) e Mendonça filho (DEM-PE), também se manifestaram em favor da neutralidade.

Molon aproveitou sua fala para desmentir argumentos falsos divulgados pelos defensores das empresas de telefonia, como o de que o Marco Civil proibiria a contratação de pacotes cujo preço é baseado na velocidade de acesso à rede. “Continuaremos tendo pacotes diferenciados de velocidade. O Marco Civil não proíbe que sejam vendidas bandas de acesso diferentes. Quem diz isso ou desconhece ou distorce o debate. O que o Marco Civil proíbe – e tem que proibir! – é que, nos ‘10 mega’ que eu compro e pelos quais eu pago, alguém diga o que eu devo acessar com esse pacote”, afirmou Molon.

“É preconceito contra pobre dizer que ele só usa Internet para receber email e acessar redes sociais”, completou o relator.

Dados – A exigência de armazenamento dos dados de usuário brasileiros em servidores localizados dentro do território nacional foi elogiada pelo deputado Newton Lima (PT-SP), relator da subcomissão de Banda Larga da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara. “O relator Alessandro Molon é muito preciso ao estabelecer na nossa ‘Constituição da Internet’ que o armazenamento dos dados dos usuários seja feito no Brasil, para que não escutemos mais de empresas transnacionais – como Google, Facebook ou Twitter – que esses dados não estão sujeitos às leis brasileiras porque estão armazenados em outros países”, destacou Lima, que considera “intolerável” tal situação.

O Marco Civil poderá ser votado no plenário da Câmara na próxima semana.

Confira todos os discursos da comissão geral:

http://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/discursodireto.asp?nuSessao=359.3.54.O

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100