Frei Anastácio defende fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar

O Pnae prevê cardápio nas escolas montados por nutricionistas e privilegiando produtores locais - Foto: Agência Brasil

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) é coautor de requerimento, aprovado na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, que autoriza a realização de audiência pública para debater a construção e fortalecimento da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 “Esse programa além de contribuir com a alimentação de jovens e crianças, nas escolas, é um grande gerador de renda para a agricultura familiar. Mas, infelizmente foi totalmente desestruturado no governo Bolsonaro, que não valoriza a educação do País”, disse o deputado.

Deputado Frei Anastácio. Foto: Divulgação Mandato

O parlamentar relatou que pesquisas comprovam que a execução do programa tem encontrado diversos obstáculos, a começar pela insuficiente fiscalização do cumprimento do percentual mínimo de aquisição de produtos de agricultores familiares. “Outros desafios constatados são desde a falta de assistência técnica aos produtores com foco na transição agroecológica, para obtenção do selo de produção orgânica e capacitação para agroindustrialização”, explicou.

O deputado informou que ainda existem dificuldades logísticas de falta de veículos para transporte e más condições das estradas rurais; comunicação precária entre gestores e produtores, tanto devido à exclusão digital que ainda vigora em grande parte da zona rural brasileira, quanto devido à falta de sintonia entre os processos licitatórios e as safras de cada alimento dos cardápios escolares.

Importância para a sociedade presente e futura

Além disso, observa-se também a fragilidade dos agricultores familiares em relação a perdas por intempéries; dificuldades no fomento ao cooperativismo e às hortas escolares; prejuízos causados por outras atividades econômicas como a mineração; baixos valores repassados pela Conab; falta de conscientização de pais, alunos, cantineiras e gestores em relação à importância de hábitos alimentares mais saudáveis.

O parlamentar enfatizou que esse é um tema de muito interesse para a sociedade brasileira, presente e futura, bem como a necessidade de ampliar o debate sobre a criação da Política Nacional de Alimentação Escolar. “Entendemos que o requerimento para realização dessa audiência pública, que tem como autor principal o deputado federal Padre João (PT-MG), é fundamental para a discussão do presente tema”, conclui o deputado.

Deputado Padre João. Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação deputado Frei Anastácio

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100