Em audiência com ministro da Defesa, Zarattini volta a defender alterações no artigo 142 da Constituição

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promoveu, nessa quarta-feira (17), audiência pública com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. Na reunião, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) voltou a defender alteração no artigo 142 da Constituição Federal, um dispositivo constitucional que foi frequentemente usado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para pedir intervenção militar.

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê exclusão das chamadas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), delimita o papel das Forças Armadas e exclui militares da participação na política ao vedar o uso do cargo, função ou arma para qualquer forma de intervenção ou atuação política.

“Precisamos dar uma redação mais precisa ao artigo 142 e estabelecer uma série de condicionantes para essas ações de GLO que garantam ao governo e ao país a institucionalidade. O fim da GLO é bom para a democracia”, disse Zarattini.

O ministro da Defesa declarou que não é contra a despolitização dos militares. “O fato de despolitizar os militares é porque essa é uma instituição que sobrevive a governos e nós precisamos preparar isso para que as Forças Armadas não signifique para o governo vencedor, que tome posse, um órgão suspeito e ameaçador porque sua função está mais do que clara na Constituição”, afirmou Múcio.

O parlamentar reforçou que segue colhendo assinaturas para apresentar a proposta. São necessárias 171 assinaturas para que a matéria trâmite na Câmara dos Deputados.

CPMI deverá avaliar fatos jurídicos e políticos

Zarattini criticou os parlamentares da oposição que ao longo da audiência trataram de temas relacionados aos acontecimentos de 8 de janeiro. “Vamos fazer da CPMI um local de investigação não só judicial, como está fazendo o Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público, mas também de avaliação política dos fatos de 8 de janeiro. Vamos poder discutir essa tentativa de golpe”.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex