Denúncias de violência homofóbica aumentaram 166% em 2012, aponta relatório da SDH

homofobia foradoeixo
A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República divulgou, nesta quinta-feira (27), o Relatório Sobre Violência Homofóbica 2012, elaborado a partir de registros do Disque 100, da própria SDH, do Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

O documento aponta um crescimento de 166,9% no total de denúncias sobre violência homofóbica em relação a 2011 – o número de casos denunciados saltou de 1.159 para 3.084. Já o número de violações – cada denúncia pode contar mais de uma violação – subiu de 6.809 para 9.982, o que indica um aumento de 46,6% em relação ao ano anterior.

Titular da SDH, a ministra Maria do Rosário, destacou a relevância da criação do instrumento para acompanhar e medir a violência de caráter homofóbico, mas afirmou que é preciso mais ações para combater o fenômeno. “Não podemos nos restringir à coleta de informações ou recebimento de denúncias”, disse a ministra.

Na Câmara, parlamentares da bancada do PT avaliaram diversos aspectos do relatório e consideram o momento favorável para o avanço na legislação de promoção aos direitos da população LGBT.

A deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) acredita que o aumento de denúncias em 2012 não significa, necessariamente, que houve um aumento da violência. “Este segmento, em razão da violência e de vários tipos de constrangimento que sofre cotidianamente, encontra-se numa situação de fragilidade, o que causa uma dificuldade para as pessoas denunciarem a violação da sua dignidade e dos seus direitos. Creio que o aumento das ocorrências reflete um aumento do número de pessoas com disposição para denunciar a homofobia”, opina a deputada goiana.

O número de homicídios e o perfil dos denunciantes chamou a atenção da deputada Erika Kokay (PT-DF). “O relatório mostra que a maioria das denúncias partiu de pessoas desconhecidas, anônimas, o que indica que a sociedade está atenta e vem repudiando cada vez mais este tipo de violência. E o número de homicídios, 310, quase um por dia, é bastante elevado e representa uma violência concreta cometida contra pessoas que tentam exercer a sua liberdade”, frisou Erika.

Conjuntura – A deputada Iara Bernardi (PT-SP) crê que a sociedade está mais consciente quanto ao respeito dos direitos do segmento LGBT. “Sem dúvida, hoje a população está mais sensibilizada com o tema, que vem sendo abordado seguidamente até em novelas, e isso está relacionado ao aumento dos instrumentos de combate, ao maior número de pessoas que estão denunciando a violência, que ainda é enorme e nos envergonha internacionalmente”, afirma a parlamentar paulista, que elaborou o primeiro projeto de lei visando criminalizar a homofobia, o PL 5003/01, que hoje está parado no Senado, na forma do PLC 122/06.

Citando o repúdio ao projeto da “cura gay”, expresso nas recentes manifestações que vem acontecendo em várias cidades do Brasil, Iara entende que o atual contexto é propício para o avanço da legislação. “Precisamos canalizar essa energia e pressionar o Senado para que aprove o projeto que criminaliza a homofobia”, propõe.

Opinião semelhante tem Erika Kokay. “Espero que os ventos que surgem das ruas levem a nau do Congresso a aportar no porto seguro da democracia e dos direitos da cidadania”, disse.

O deputado Paulão (PT-AL), em pronunciamento na tribuna, cobrou maior celeridade na tramitação de projetos na Câmara e no Senado que promovam a cidadania LGBT.

As denúncias mais comuns foram, na ordem, violência psicológica, discriminação e violência física. O atual relatório também apresentou uma mudança no perfil dos denunciantes em relação à primeira edição. Enquanto em 2011 41,9% dos registros partiam da própria vítima, no ano passado a maioria das denúncias (47,3%) partiram de terceiros, que observam e denunciaram as violações.

Rogério Tomaz Jr. com Portal SDH

Foto: Fora do Eixo (licença Creative Commons)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100