Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados comemoraram o crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024, em relação aos três meses anteriores. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3/12), destacam avanços na Indústria (0,6%) e no setor de Serviços (0,9%).
Pelo lado da demanda, todos os componentes registraram crescimento. O consumo das famílias aumentou 1,5%, o consumo do governo subiu 0,8% e os investimentos apresentaram um avanço expressivo de 2,1% no trimestre.
Na comparação com o mesmo período de 2023, o PIB cresceu 4,0%. O Valor Adicionado a preços básicos subiu 3,7%, enquanto os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios cresceram 6,4%.
“O crescimento do PIB, bem como de alguns setores como de serviços e indústria, é mais um indicativo de que as políticas públicas do governo do presidente Lula têm surtido efeito. Estamos reconstruindo um Brasil melhor, mais justo e mais forte, com emprego, renda e comida na mesa de todos e todas”, afirmou o líder da Bancada, deputado Odair Cunha (MG).
Pibão
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), reforçou o otimismo. “Aos agourentos: vem aí o “Pibão 2024”. O Brasil cresceu 0,9% no trimestre e avançou 4% em um ano. Somos um dos 8 países que mais cresce no mundo. Esse é o governo Lula mostrando que tem compromisso com o povo brasileiro”.
Políticas Econômicas
Para o deputado Airton Faleiro (PT-PA) os dados reafirmam o acerto das políticas econômicas conduzidas pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Sob uma liderança responsável e comprometida com a justiça social, o governo tem demonstrado que é possível aliar recuperação econômica com investimentos que beneficiam diretamente o povo, fortalecendo o consumo das famílias e estimulando os setores produtivos”, disse. Além disso, para o parlamentar o desempenho renova a confiança na capacidade do Brasil de sustentar uma trajetória de crescimento sólido e inclusivo para 2024.
Faleiro lamentou que setores do mercado e da mídia continuem atacando as medidas fiscais já executadas e aquelas que estão sendo propostas e enviadas ao Congresso Nacional. “Essas iniciativas são e continuarão sendo pilares fundamentais para a recuperação econômica do País. Mais uma vez, os números desmentem os discursos alarmistas, provando que o caminho traçado pelo governo é não apenas viável, mas essencial para consolidar um crescimento que coloca as pessoas no centro do projeto de desenvolvimento nacional”, destacou.
A deputada Camila Jara (PT-MS) afirma que o resultado muito positivo reflete o compromisso do governo com o Brasil e com o bem-estar da população. O crescimento constante nos últimos trimestres, alcançando o 13º resultado positivo seguido, “é uma conquista que nos enche de esperança”. Para a deputada, ao comparar os índices com 2023, percebe-se avanços em áreas importantes como serviços, indústria, consumo das famílias, investimentos, exportações e importações. “Destaco, em particular, o aumento de 5,5% no consumo das famílias, que demonstra que estamos no caminho certo, refletindo a melhoria das condições de vida. Vamos seguir com o mesmo compromisso e dedicação, trabalhando para garantir um crescimento sustentável, combater as desigualdades e melhorar a vida de todos os brasileiros”, comemora Camila Jara.
A deputada Denise Pessôa (PT-RS) destacou que os resultados demonstram que o Brasil produz mais, gerando empregos e renda para a população. “Temos políticas que aliam responsabilidade fiscal e justiça social para fortalecer nossa economia e consolidar essas conquistas. É o Brasil avançando com desenvolvimento e compromisso com o futuro, promovido pelo presidente Lula”.
Leia mais declarações dos parlamentares:
Deputado Josias Gomes (PT-BA) – “O crescimento do PIB em 0,9% no terceiro trimestre mostra que o governo Lula colocou a economia no rumo certo. Este crescimento vem acompanhado de mais geração de empregos formais e aumento da renda dos trabalhadores, ou seja, o Brasil cresce e melhora a vida do povo”.
Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “O PIB cresceu quase 1% no terceiro trimestre. O acumulado dos últimos 12 meses é de 4%. O efeito Lula não para”.
Deputado Zé Neto (PT-BA) – “O crescimento de 0,9% do PIB demonstra que o Brasil está no caminho certo na economia. Ainda este ano, precisamos avançar na aprovação da reforma tributária para fechar o ano com chave de ouro. Essa reforma marcará o início de uma nova fase do desenvolvimento do país, já em andamento, trazendo benefícios extraordinários não apenas para o governo Lula, mas para o Estado brasileiro. Este é um momento de consolidação e definição de estratégias alinhadas ao novo cenário global, com foco na modernidade, inovação e no compromisso com a sustentabilidade ambiental”.
Deputado Luiz Couto (PT-PE) – “As políticas assertivas do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad refletem no crescimento do PIB do Brasil no 3° trimestre, com o crescimento de 0,9% e avanço de 4% em um ano. É mais emprego e renda para brasileiros e brasileiras”.
Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Governo da sorte. O PIB brasileiro cresceu acima das previsões novamente”.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “A vida real é bem diferente do que apontam os pessimistas e disseminadores de fake news. O Brasil não para de crescer: aumento de 0,9% no PIB do 3º trimestre e 4% em 12 meses. Economia pulsando, dinheiro circulando com a menor taxa de desemprego da história”.
Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Previram 1,5% de crescimento do PIB e nos últimos 12 meses já acumulamos 4%. Privatiza o mercado que melhora! Isso é o que acontece com um País onde o presidente trabalha e o ministro da Fazenda é competente e pensa no País. Parabéns, Lula e Fernando Haddad”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “O PIB do Brasil cresce 1% no terceiro semestre e chega a 4% em um ano. O tal mais uma vez falhando nas previsões da economia no governo Lula. Vale lembrar que Bolsonaro terminou o segundo ano do seu governo com PIB em – 4%”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “PIB do Brasil cresce acima do previsto no 3º trimestre e projeção SOBE para 3,2% ainda esse ano”.
Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Nossa economia cresceu 0,9% no 3º trimestre de 2024. Esse crescimento se iguala ao da China e só fica atrás de Indonésia e México entre os países do G20. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB brasileiro cresceu 4%. É o Brasil no rumo certo”.
Lorena Vale