Comissão debaterá medidas do governo que ampliam as importações e prejudicam a indústria brasileira e a ZFM

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara, aprovou na última reunião do colegiado requerimento de autoria do deputado Zé Ricardo (PT-AM), em parceira com os deputados Zé Neto (PT-BA) e Helder Salomão (PT-ES), para realização de audiência pública para debater as medidas de liberalização no comércio exterior e reduções unilaterais no Imposto de Importação no País. “Precisamos compreender as razões para essas medidas e seus os impactos para a Zona Franca de Manaus e a economia brasileira”, argumentou Zé Ricardo.

O governo federal tem editado atos normativos, com o objetivo de ampliar importações. Em especial, editou resoluções para redução em 10% de Imposto de Importação para Bens de Capital e Bens de Informática e Telecomunicações, como celulares, computadores e eletrônicos. Também chegou a ser publicado ato nesse sentido sobre bicicletas, que foi revogado. Porém, nesses novos atos ainda rebaixou de 35% para 31,5% a alíquota de importação sobre esse produto.

Para Zé Ricardo, essas medidas são extremamente prejudiciais à economia do País e do Amazonas, que dependente da Zona Franca. “A redução das alíquotas de importação de máquinas, equipamentos e eletroeletrônicos, atinge a indústria no Brasil e em Manaus porque cria uma concorrência desleal, onde as importações vão se tornando mais baratas, frente ao produto fabricado no Brasil e na ZFM”, explicou Zé Ricardo. Ele é autor de quatro projetos de decreto legislativo (PDL), para sustar essas resoluções do Ministério da Economia e garantir os empregos e a renda de brasileiros e amazonenses.

Resoluções

A Resolução nº 173, de 18 de março de 2021, do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, que alterou o Imposto de Importação para Bens de Capital e Bens de Informática e Telecomunicações, não está vinculada a qualquer negociação de contrapartida, na forma de abertura de mercados às exportações brasileiras. Ademais, fomenta-se justamente o aumento na importação desses bens, o que gera preocupação com a possibilidade de desindustrialização no país, por meio da substituição da produção interna por produtos estrangeiros.

E, recentemente, também a medida provisória (MP 1.040/2), ainda dispôs, entre outros temas, sobre licenciamento de importações. “É necessário entender como a desregulamentação proposta e a abertura comercial unilateral, inclusive, com a restrição de instrumentos administrativos de controle e avaliação no comércio exterior, pode afetar a produção realizada no Brasil”, frisou o parlamentar, destacando que a concorrência global por mercados, estimulada por significativos incentivos por parte de estados, pode dificultar ainda mais a inserção brasileira na produção global de bens industriais.

Convidados

Para essa audiência serão convidados, dentre outros órgãos e entidades: Ministério da Economia; Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fiam), Central Única dos Trabalhadores (CUT); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); e Faculdade de Economia da UFBA.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex