Comissão de Direitos Humanos e Minorias aciona a ONU no caso Ágatha

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Helder Salomão (PT-ES), avalia que “não se pode assistir a morte de uma criança e achar normal. Ver notícias de assassinatos de jovens e achar normal. Avalio que tem um erro na orientação do governo do Rio de Janeiro, e o modelo de segurança pública em vigor não combate o crime, gera o caos e tira a vida de pessoas inocentes. O momento atual é grave, por isso solicitamos um parecer da relatora especial das Nações Unidas para execuções extrajudiciais Agnes Callamard.”

A comissão fez encaminhamentos à ONU sobre três assuntos graves: o assassinato da Ágatha, o genocídio da juventude negra e a excludente de ilicitude, proposta que consta do pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, que amplia para a polícia as possibilidades de justificativas para a chamada legítima defesa.

Em documento encaminhado à ONU, o presidente da CDHM solicitou posicionamento sobre o ponto excludente de ilicitude, pois ele abre precedentes para que as ações arbitrárias de policiais sejam tratadas como legítima defesa, o que dificulta a punição dos mesmos, “e isso pode dificultar a investigação daqueles que se excederem”, afirmou Salomão.

Além da ONU, a CDHM oficiou órgãos como o Ministério da Justiça, o governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança da Polícia Civil do Rio de Janeiro e à Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, solicitando informações circunstanciadas a respeito das medidas investigativas adotadas para apurar o homicídio de Ágatha.

A menina Ágatha foi a quinta criança morta por bala perdida em 2019. Assim como os pequenos, 1.075 pessoas perderam a vida por tiros disparados por policiais em atividades de “combate ao crime”. E a própria polícia tem suas vítimas: de janeiro a setembro, 45 militares morreram em confrontos.

Diante desse quadro grave, o presidente da CDHM afirma que “a estratégia de segurança pública orientada pelo governo do Rio de Janeiro está errada, é absurda e ignora a necessidade de políticas públicas socioassistenciais no combate à violência.”

 

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100