Comissão aprova PL de Valmir Assunção sobre diretrizes para políticas de desenvolvimento de povos tradicionais

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4741/19, que fixa diretrizes, objetivos e procedimentos que devem orientar as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.

A proposta foi apresentada pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA) e mais cinco deputados. Eles lembram que já foram instituídos por decreto a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto 6.040/07) e o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais – CNPCT (Decreto 8.750/16).

De acordo com o projeto, caberá ao CNPCT o planejamento e o monitoramento da execução da política que dará origem aos planos de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Esses planos deverão ser elaborados com a participação equitativa dos representantes de órgãos governamentais e dos povos e comunidades tradicionais envolvidos e poderão considerar parâmetros ambientais, regionais, temáticos, étnico e socioculturais.

O parecer da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), foi favorável à proposta.  “Infelizmente, muito da exploração e das agressões a que estão sujeitos esses povos e suas comunidades, como invasões, queimadas e devastação de suas terras e habitats, intimidação e violência física, não ficaram no passado, mas perduram e no momento até se agravam”, salientou.

Objetivos

Pelo texto, entre os objetivos da política estão:

– garantir aos povos e comunidades tradicionais seus territórios e o acesso aos recursos naturais que tradicionalmente utilizam para sua reprodução física, cultural e econômica;

– solucionar ou minimizar os conflitos gerados pela implantação de Unidades de Conservação de Proteção Integral em territórios tradicionais;

– garantir os direitos dos povos e das comunidades tradicionais afetados direta ou indiretamente por projetos, obras e empreendimentos;

– garantir aos povos e comunidades tradicionais o acesso aos serviços de saúde de qualidade e adequados às suas características socioculturais; entre outros.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara Notícias

Fotos: Gabriel Paiva /Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex