Com voto “sim” do PT, Câmara aprova proposta que estabelece regra para uso de precatórios oriundos do Fundeb

Professores têm direito a receber precatórios. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com voto favorável da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (9) o projeto de lei (PL 10880/18) que versa sobre destinação de sobras orçamentárias do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com a aprovação, criam-se regras para a aplicação de recursos obtidos com precatórios por estados, Distrito Federal e municípios relativos a discordâncias com a União quanto aos repasses do antigo Fundef ao Fundeb.

Ao debater a matéria, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) destacou a importância da proposição porque, segundo ele, esse recurso pertence ao desenvolvimento educacional do País.

“É muito justo que esse recurso componha um fundo e seja investido na melhoria da infraestrutura educacional para que, acima de tudo, possa garantir a todos os municípios brasileiros as condições objetivas para consolidar a política de valorização do magistério, que é o piso salarial dos professores”.

Reginaldo Lopes lembrou que essa é uma fonte de recurso importante e que pertence à área educacional. “Por isso, eu concordo plenamente que ele deve ser investido na regra atual do Fundeb, que prevê 70% para garantir o salário dos profissionais da educação e 30% para a área da infraestrutura”, argumentou.

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Edvaldo Rikelme/Câmara dos Deputados

Regras de rateio

O PL estabelece que o dinheiro dos precatórios será distribuído conforme as regras de rateio dos dois fundos. Precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva, podendo ser em relação a questões tributárias, salariais ou qualquer outra causa em que o poder público seja o derrotado.

O extinto Fundef (Lei 9.424/96) destinava 60% dos recursos para pagamento de salários de profissionais da educação. De maneira provisória, o Fundeb manteve a regra até o ano passado, quando entrou em vigor a regulamentação permanente (Lei 14.113/20), ampliando aquele percentual para 70%.

Assim, pelo texto aprovado 60% dos recursos de precatórios relacionados a repasses até 2020 serão destinados ao pagamento de profissionais. Terão essa finalidade 70% dos eventuais precatórios relativos ao Fundeb permanente.

Respeito

“Professorado é uma categoria que merece o mais profundo respeito e tem a mais profunda necessidade de ter os seus pagamentos cumpridos e de ter adimplência, com referência ao papel que o Estado e que os municípios têm para com esses, que são credores”, defendeu o deputado Vicentinho (PT-SP).

Segundo ele, esse novo Fundeb é fundamental para o mínimo de melhoria e de respeito aos nossos colegas. “Eu digo colegas, porque eu também sou professor. Eu sei o que é ser professor, gastar a maior parte do tempo preparando aula, a maior parte do tempo corrigindo provas e muitas vezes não estar nem dentro do horário do trabalho que é propriamente a aula. Então, nosso maior apoio”, manifestou-se Vicentinho, favorável à proposta.

Deputado Vicentinho. Foto: Nilson Batista/Câmara dos Deputados

Dignidade

Para o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) a votação desse projeto faz justiça no mundo do trabalho, “mas especificamente para aquele trabalhador que tem a essência de formar a todos nós: os professores, os servidores da educação”.

Segundo Joseildo, a dívidas que vêm remontando há tanto tempo recebem o sinal verde na análise desta matéria. “É uma matéria que, além de trazer a dignidade tão esperada, retira a possibilidade de avaliações criativas, tantas na Ordem do Dia, a começar pela matéria que estaremos a analisar, cheia de criatividade em relação a Regimento [Interno], em relação à constitucionalidade, que é a PEC do Calote, que está sob apreciação do STF”, avaliou o deputado.

Joseildo Ramos. Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados

Benildes Rodrigues, com informações da Agência Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100