Com recorde de emendas, bancadas do PT querem revogar Reforma Trabalhista

As bancadas do PT na Câmara e no Senado foram responsáveis por 44% das 967 emendas apresentadas à Medida Provisória 808/2017, que altera pontos da reforma trabalhista. O prazo para a propositura de alterações ao texto esgotou-se às 11 horas da quarta-feira (22).

O número faz da MP 808 uma recordista em número de emendas, que comprova o quão “confusa e atrapalhada” é a medida provisória editada para consertar os aspectos mais escandalosos da reforma trabalhista, ressalta o senador Paulo Paim (PT-RS), que apresentou 58 propostas de mudança ao texto — o maior número entre os integrantes da Bancada no Senado.

Entre as alterações de iniciativa das bancadas do PT no Congresso estão quatro emendas globais, revogando a Reforma Trabalhista.

Os nove senadores e senadoras petistas apresentaram um total de 195 emendas (20% do total). Para isso, contaram com o apoio de instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entre outras.

Revogação da reforma – Entre as alterações de iniciativa das bancadas do PT estão quatro emendas globais, revogando a Reforma Trabalhista. As demais propostas tratam da jornada de trabalho justa, na restauração da preponderância da lei sobre os acordos individuais (legislado x negociado), da vedação ao trabalho intermitente, da tarifação do dano extrapatrimonial e a jornada 12×36 para o setor de saúde.

Dez emendas petistas buscam sustar um dos aspectos mais cruéis da Reforma Trabalhista de Temer, que é a permissão de que gestantes e lactantes trabalhem sob condições de insalubridade. O senadores e deputados do PT também querem extinguir a possibilidade do vínculo trabalhista de “autônomo exclusivo” criado pela reforma, a contribuição previdenciária suplementar do trabalhador intermitente e a garantia do direito ao seguro desemprego para os trabalhadores regidos por esse tipo de contrato.

Outro ponto importante e objeto de emendas de petistas é a revogação do artigo 2º da MP, que estabelece a validade da reforma trabalhista para todos os contratos de trabalho em vigor, suprimindo direitos que aos quais os trabalhadores faziam jus quando foram contratados.

PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também