Câmara promove evento para lançar livro sobre dez anos da Lei de Acesso à Informação

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Gabriel Paiva

Em comemoração ao aniversário da Lei de Acesso à Informação, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), será lançado nesta quarta-feira (18) um livro com artigos e entrevistas de mais de 80 autores, que pertencem a aproximadamente 50 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Intitulado, “10 Anos da Lei de Acesso à Informação: Limites, perspectivas e desafios”, a obra foi editada pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e a Compolítica (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política), sob coordenação da professora Elen Geraldes, da Universidade de Brasília.

O livro será lançado durante audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados sobre os dez anos da Lei de Acesso à Informação (LAI). O debate foi solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Reginaldo Lopes, como autor da lei, é um dos debatedores do encontro.

“A obra é o trabalho mais aprofundado que já foi produzido sobre a Lei de Acesso à Informação”, explicou Reginaldo Lopes. “Como autor do projeto que deu origem à LAI, é instigante e ao mesmo tempo motivo de orgulho ver a academia, com expressões de várias universidades, fazer um balanço da aplicação da lei nesta década em que ela está em vigor. O livro serve de incentivo e subsídio para projetos de aperfeiçoamento da LAI, além de outras iniciativas que possam promover a transparência do poder público”, completou.

Publicada em 18 de novembro de 2011, a lei completa dez anos em vigor em maio deste ano, pois a portaria que a regulamentou definiu um prazo de 180 dias para ela começar a valer.

Para a audiência pública, foram convidados ainda a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrão; a professora associada do curso de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da UnB, Elen Geraldes; o jornalista, ex-presidente e atual membro do Conselho Curador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Fernando Rodrigues; o ex-ouvidor Geral da União, José Eduardo Elias Romão; a professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rafaela Caetano; e a representante da revista Compolítica e doutora em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cristiane Brum Bernardes.

Hora e local

O debate será às 14 horas, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

Redação PT na Câmara, com assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex