Câmara aprova criação de comissão para acompanhar casos de violência contra a mulher

O Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (25) a criação de uma comissão externa para acompanhar os casos de violência doméstica contra a mulher e de feminicídio no País. Ao encaminhar o voto favorável da Bancada do PT, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a importância de não se pode aceitar o feminicído com naturalidade. “Nós vivemos no combate ao feminicídio, à naturalização que se tem em matar, em agredir. Estão matando as mulheres, estão esquartejando e queimando as mulheres depois de mortas. Nós não podemos aceitar com naturalidade essas coisas. É preciso que denunciem, que investiguem e que punam”, defendeu.

A deputada Erika Kokay (PT-RS) elogiou a iniciativa, “porque não é qualquer coisa ter uma comissão desta Casa dizendo que não tolera a violência que atinge as mulheres”. A deputada enfatizou que, infelizmente, milhões de mulheres neste País têm medo de voltar para casa, porque ali não poderão exercer uma condição humana, por ali são agredidas e vítimas de violência. “Portanto, contra a violência que atinge as mulheres esta Casa se posiciona, investiga e busca soluções”, reforçou.

O colegiado visitará os estados com maiores notificações de casos de violência contra a mulher: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Arma de fogo

O plenário aprovou também o regime de urgência para a tramitação de vários projetos, entre eles, o PL 17/19, que prevê entre as medidas protetivas da Lei Maria da Penha a suspensão do registro e do porte de arma de fogo do agressor. A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) citou que, além das armas espalhadas pelo Brasil, o País vive um momento muito grave “e a discussão da liberação de armas coloca em risco, ainda mais, a vida das mulheres”.

“Queremos dizer que o pacote anticrime não fala nada do feminicídio e ainda diz que, sob impacto, sob emoção, o crime pode ter a pena reduzida. Nesse sentido, precisamos repensar isso, pois nesse momento o número de feminicídio aumenta a cada minuto. Não podemos pensar em armas o tempo todo, pois elas servem para destruir vidas, especialmente as vidas de mulheres”, reforçou Rosa Neide.

Regras sobre trabalho insalubre de gestante

Foi aprovada ainda a urgência para o PL11239/18, que reformula as regras sobre trabalho insalubre para gestantes ou lactantes, mudando a redação dada pela recente reforma trabalhista. Atualmente, após a reforma, as mulheres somente são afastadas de atividades insalubres de grau médio ou mínimo se apresentarem atestado que recomende o afastamento durante a gravidez.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) enfatizou que o projeto vem para corrigir um erro gravíssimo, “que foi essa crueldade que se fez com as mulheres no âmbito da famigerada Reforma Trabalhista”. Ela enfatizou que o ambiente insalubre, por si só, significa que as mulheres estão expostas a agentes físicos, químicos, biológicos, que fazem mal à saúde. “Não é à toa que se chama insalubre”.

Na avaliação da deputada Bonavides, é extremamente cruel a exigência uma vez que nem todas as mulheres têm acesso a médico assim tão fácil para conseguir um atestado.  “É extremamente cruel que coloquemos essas mulheres nessas condições, muitas delas mal conseguem fazer o pré-natal, avaliem conseguir uma consulta extra”, ponderou.

Alienação parental

Os parlamentares aprovaram também urgência para o PL 10712/18, que condiciona os processos de alienação parental a perícia. O objetivo é evitar que o agressor de uma mulher a ameace com perda da guarda dos filhos se ela denunciar agressões.

Prêmio Nise da Silveira

Outra urgência aprovada foi para o projeto de resolução 331/18, que cria prêmio Nise da Silveira sobre saúde mental no âmbito da Câmara dos Deputados. O objetivo é estimular boas práticas e inclusão em Saúde Mental.

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100