Câmara aprova crédito de R$ 12,2 bilhões para o RS e urgência para PL que aumenta a pena do feminicídio

Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Thiago Coelho/Arquivo

Deputada Erika Kokay. Foto: Thiago Coelho

Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (26/8) o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 4266/23), do Senado, que aumenta a pena de feminicídio e inclui outras situações consideradas agravantes da pena. “O nosso voto é sim, lembrando, com muita dor, que, hoje, nós tivemos o 13º feminicídio do ano aqui no Distrito Federal”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

A deputada citou ainda outro feminicídio ocorrido no DF na última semana. “Um crime que entrou em rede nacional para todo o Brasil ver o que significa essa lógica sexista de ódio misógino, que fez com que uma pessoa passasse o carro em cima do corpo de uma mulher, da sua filha e da sua mãe”, lamentou.

Erika reiterou que a Bancada do PT era favorável sim, ao recrudescimento penal e destacou a Campanha Feminicídio Zero, lançada na última sexta-feira (23), pelo Governo Lula. “E penso que, como o Brasil fez Fome Zero, vai também trabalhar na perspectiva em aliança com as empresas privadas, com as empresas públicas, com vários órgãos governamentais e com a sociedade civil para acabar com o feminicídio”.

Leia Mais: Governo Lula lança Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero

Proposta

Segundo o substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o crime passa a figurar em um artigo específico em vez de ser um tipo de homicídio qualificado, como é hoje. A pena atual de 12 a 30 anos de reclusão fica de 20 a 40 anos.

Entre as novas situações que podem aumentar a pena (agravante) são de assassinato da mãe ou da mulher responsável por pessoa com deficiência.

Cadastro Nacional de Pedófilos

Foi aprovada também a urgência para a tramitação do PL 6212/23, do Senado, que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais para permitir a consulta ao nome e CPF de condenados por esse crime.

MP 1218/24

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Também com o voto do PT, os parlamentares aprovaram a medida provisória (MP 1218/24), que concede crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões no Orçamento de 2024 para atender diversas ações de ao Rio Grande do Sul em razão da calamidade pública provocada pelas enchentes. O deputado Reginaldo Lopes (PT-RS) defendeu a medida afirmando que o RS precisa de apoio e de diversas políticas para a recuperação do estado. O texto segue para apreciação do Senado.

 

 

 

 

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex