Bancada do PT comemora lançamento do novo Programa Farmácia Popular

Lula no lançamento do novo Farmácia Popular em Recife. Foto: Ricardo Stuckert

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara comemoraram pelo Twitter o lançamento do novo Programa Farmácia Popular, anunciado nesta quarta-feira (7) pelo presidente Lula durante solenidade com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Recife, capital de Pernambuco. Entre as novidades do novo programa – criado originalmente no 1º governo Lula, em 2004 – está a oferta gratuita dos 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular para todos os beneficiários do Bolsa Família. Além de remédio de graça para diabetes, hipertensão e asma, a ação também passa a fornecer medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais.

Ao elogiar o lançamento do novo programa, o líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), lembrou que o Farmácia Popular quase desapareceu no governo Bolsonaro. “O governo anterior chegou a propor um corte de 59% do orçamento no programa Farmácia Popular no ano passado. Mas o governo Lula é diferente: o presidente relançou o programa e acrescentou mais 2 medicamentos à lista. Faz o L!”, escreveu.

Presente na solenidade em Recife, o deputado Carlos Veras (PT-PE) afirmou que, graças ao presidente Lula, o Farmácia Popular voltou e ainda mais forte, com mais medicamentos gratuitos e em mais municípios de maior vulnerabilidade”.

Ao também elogiar Lula, a 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), destacou como principal benefício do programa a ampliação do público que será atendido pela ação. “Atenção e cuidados com a saúde de todos os brasileiros e brasileiras, esse é o governo do Lula! Faz o L!”, apontou.

Já o deputado Helder Salomão (PT-ES) ressaltou que, a partir de agora, “os brasileiros vão voltar a sair das consultas médicas com a certeza de que irão poder comprar os medicamentos e cuidar da saúde”.

Alcance do novo programa

Um dos objetivos do Novo Farmácia Popular é ampliar o público atendido pelo programa. Agora, a iniciativa passa a atender 55 milhões de brasileiros a mais do que a versão anterior. A saúde da mulher também passa a ser prioridade, com o acesso gratuito a medicamentos para tratamento de osteoporose e contraceptivos para cerca de 5 milhões de mulheres.

O governo Lula também vai facilitar o acesso ao programa para a população indígena que vive em aldeias. Para evitar o deslocamento dessa população até as cidades, será nomeado um representante da comunidade para retirar os medicamentos indicados.

Além disso, após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 novas cidades poderão solicitar credenciamento, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. Com essa medida, a expectativa é que até o final do ano o Farmácia Popular alcance 5.207 municípios, equivalente a 93% do território nacional.

Leia abaixo outros tuites sobre o novo Farmácia Popular:

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “O acesso a medicamentos é fundamental para milhares de brasileiros, um passo importante para ampliação da Saúde”.

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “A saúde do povo brasileiro é prioridade do nosso governo após anos de declínio e desmonte. Faz o L!”.

Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – “Parabenizo o presidente Lula pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, que foi reformulado para cuidar daqueles que mais precisam!”.

Deputada Camila Jara (PT-MS) – “Hoje o Brasil e o povo brasileiro ganham de volta o programa que garante acesso a medicamentos pelo SUS e ele retorna renovado, maior e com mais equidade! Esse é o Governo que investe e cuida da saúde dos brasileiros!”.

Também postaram sobre o lançamento do programa os parlamentares petistas José Guimarães (CE), Odair Cunha (MG), Rubens Otoni (GO), Helder Salomão (ES), Alexandre Lindenmeyer (RS), Erika Kokay (DF), Pedro Uczai (SC), Marcon (RS), Jack Rocha (ES), Alencar Santana (SP), Rui Falcão (SP), Natália Bonavides (RN), Dandara Tonantzin (MG), Nilto Tatto (SP), Paulo Guedes (MG), Kiko Celeguim (SP), Ana Pimentel (MG), Josias Gomes (BA), Jorge Solla (BA), José Airton Cirilo (CE), Carlos Zarattini (SP) e Rogério Correia (MG).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também