CCJ aprova projetos que privilegiam meio ambiente

vicentecandido-03-05

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por iniciativa do presidente do colegiado, deputado Vicente Cândido (PT-SP), aprovou nesta terça-feira (3) vários projetos que tratam de questões ambientais. “Estamos priorizando uma pauta temática, que atenda os interesses dos parlamentares, do governo e da sociedade, mas que privilegie determinados temas ou datas”, explicou Vicente Cândido, se referindo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Entre as proposições aprovadas destaca-se o PL 132/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que estabelece como diretriz na pavimentação de vias públicas o emprego de massa asfáltica produzida com borracha de pneus inservíveis.  O deputado argumenta, na justificativa do projeto, que o uso de borracha moída de pneus inservíveis na massa asfáltica reduz significativamente os problemas ambientais, ao oferecer uma solução prática para o acúmulo de pneus usados imprestáveis.

Weliton Prado destaca ainda que a mistura da borracha moída retarda o processo de envelhecimento do asfalto, dada à presença de antioxidantes na borracha dos pneus; melhora a flexibilidade do asfalto, em virtude da maior concentração de materiais elásticos; aumenta o “ponto de amolecimento” do asfalto, o que significa maior resistência às deformações provocadas pelo trânsito intenso de veículos; e reduz a suscetibilidade térmica do asfalto. A proposta ainda será apreciada pelo plenário da Casa antes de seguir para votação no Senado.

Liberação de animais – Foi aprovado também na CCJ o parecer do deputado João Paulo Lima (PT-PE), ao PL 2162/07, que prioriza o habitat natural para a libertação de animais apreendidos em operações de fiscalização. Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) não estabelece essa prioridade. “A volta para o habitat natural é uma forma de proteção do meio ambiente, em que esses animais são essenciais. Os animais apreendidos são fundamentais para o ecossistema, e a comissão entendeu isso”, disse.

O projeto determina ainda que, quando a soltura não for viável ou for inconveniente por questões sanitárias, os animais deverão ser entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades similares, em que ficarão sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

Foi aprovado ainda o PL 4.957/09, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas para condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A proposta tipifica como crime o contrabando, porte e extração indevida de minério radioativo. A comissão aprovou também o PL 4.297/08 que cria uma nova sistemática para a destinação dos valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental, destinando 50% do que for arrecadado para o Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Vânia Rodrigues

Ouça o deputado Márcio Macêdo na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo