Privatização dos Correios é criticada por petistas em audiência na Câmara

A privatização dos Correios foi tema de audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), nesta terça-feira (6), na Câmara Federal. A reunião de iniciativa da deputada Erika Kokay (PT-DF) contou com a presença do ministro Marcos Pontes, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

O ministro afirmou que neste momento não há nenhum processo de privatização e desestatização dos Correios. “O que nós temos hoje de concreto é trabalhar para que os Correios sejam sustentáveis do ponto de vista econômico e financeiro para que a empresa cresça”, disse Pontes.

No entanto, a afirmação do ministro choca-se com declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro e de sua equipe econômica, os quais têm afirmado que a privatização dos Correios estaria “no radar” do governo.

O presidente dos Correios seguiu na mesma linha de Pontes ao dizer que o principal objetivo de sua gestão é a elaboração de um plano de equilíbrio fiscal e financeiro, além da estruturação de governança e eficiência de projetos que visam o fortalecimento dos Correios.

A deputada federal Erika Kokay manifestou posição contrária à privatização dos Correios.

“Atualmente os Correios estão presentes em 100% dos municípios brasileiros. Mas em apenas 8% deles (324 municípios) há lucro para a empresa. Nos outros 92% (5246 municípios) há prejuízo. Os Correios como empresa pública tem a missão institucional de manter o serviço postal, utilizam o subsídio cruzado, o lucro dos 8% para atuar no restante do País”, explica Kokay. “As empresas privadas só atuam onde dá lucro. Como ficarão os 92% dos municípios brasileiros, sem serviços postais?”, questionou a parlamentar.

Amanda Corsino, representante do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal (Sintect-DF), afirmou que diferente do discurso do governo e de sua base aliada no parlamento os Correios são superavitários. Em 2018, os Correios tiveram um faturamento de R$ 19 bilhões. Nos últimos anos a empresa repassou cerca de R$ 7,5 bilhões à União, além dos dividendos obrigatórios.

Segundo Corsino, só existem 8 Correios privatizados no mundo e nenhum em países de dimensão continental como o Brasil. “Temos um dos melhores indicadores de entrega do mundo, de 98% de efetividade”, explicou.

“Esse governo gosta tanto dos EUA e lá os Correios são públicos”, argumentou. “Não tem argumentos concretos que justifiquem a privatização dos Correios. Se dá lucro ou não, não importa, temos um governo entreguista. Se privatizar os Correios só quem tiver dinheiro vai ter acesso aos serviços postais”, alertou Amanda.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) também questionou a privatização. “As empresas querem os Correios porque ele dá prejuízo? É porque ele dá lucro”, criticou. Para o deputado, a privatização dos Correios representa um ataque à soberania nacional e fez um apelo ao ministro e ao presidente dos Correios, ambos militares, para que defendam o patrimônio público nacional. “Quem entrega o patrimônio brasileiro não pode ser considerado patriota”, disparou.

A deputada Erika Kokay, proponente da audiência, afirmou que vai dialogar com o ministro Marcos Pontes para atuar conjuntamente em defesa da instituição. “Os Correios são patrimônio do povo brasileiro. Nós vamos analisar as proposições que fortalecem os Correios em tramitação no Congresso e discutir a fidelização das remessas do governo com o próprio Correios”, observou a parlamentar.

História e eficiência

A empresa tem 355 anos de história e 105 mil empregados diretos. Está presente em 100% dos municípios brasileiros e ocupa os primeiros lugares no ranking mundial de qualidade, com mais de 98% de entregas dentro do prazo.

Também participaram da audiência – e criticaram a privatização dos Correios – os deputados petistas Leonardo Monteiro (MG), Paulão (AL) Benedita da Silva (RJ), e Helder Salomão (ES).

Assessoria de Comunicação

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100