5 anos sem respostas: “Quem mandou matar Marielle e Anderson?”

Cinco anos sem Marielle e Anderson. Quem mandou matá-los? Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil-Arquivo

“Quem mandou matar Marielle e Anderson?”. Há cinco anos que essa pergunta continua sem resposta. Na noite do dia 14 de março de 2018 a então vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e o seu motorista, Anderson Gomes, foram brutalmente assassinados. Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados usaram suas redes sociais para pedir justiça e respostas.

As investigações levaram à prisão dos ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, apontados como autores dos dois homicídios. Lessa teria atirado nas vítimas, e Élcio dirigia o carro que emparelhou com o da vereadora. Entretanto, ainda não se sabe quem planejou o crime e o porquê.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) solidarizou-se com os familiares e amigos de Marielle e do Anderson. Ela também reafirmou o compromisso do presidente Lula de elucidar o crime. “É compromisso do governo Lula desvendar quem são os mandantes desse crime que chocou o Brasil. Não podemos tolerar mais ataques a nossa democracia e aos direitos dos grupos que Marielle sempre defendeu”.

“Não importa quanto tempo passe, a gente vai continuar cobrando: quem mandou matar Marielle e Anderson? Se acharam que silenciariam a sua voz, saibam que a cada dia ela se multiplica, inspirando mulheres negras e periféricas, principalmente na política. A saudade bate no nosso peito junto com a esperança de que agora, com o empenho do governo federal, nós puniremos os responsáveis”, afirma a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Para a deputada Denise Pessôa (PT- RS) o crime não pode ficar impune. “Hoje completa cinco anos que perdemos a gigante Marielle Franco e Anderson Gomes. Esse crime não pode ficar impune e queremos saber quem mandou matar Marielle”.

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) ressaltou a luta de Marielle contra as injustiças que aconteciam no Brasil. “Marielle foi gigante. Lutou contra as inúmeras injustiças que acontecem diariamente no País. Foi executada friamente junto com o seu segurança Anderson, dias após denunciar o assassinato de três jovens de periferia no Rio de Janeiro que teve policiais como suspeitos. Até hoje não há resposta de quem foi o mandante do assassinato de Marielle. Justiça por Marielle e Anderson”.

Novas investigações

“A frase “Quem mandou matar Marielle Franco e por quê?” Ainda ecoa pelo Brasil. O governo do Presidente Lula está agindo com determinação para respondê-la. Recentemente o ministro Flávio Dino determinou que a PF instaure inquérito para apurar ‘todas as circunstâncias’ do assassinato”, explicou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Ao assumir o cargo em janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Público, Flávio Dino, disse que esclarecer as mortes de Marielle e Anderson são uma “questão de honra”. O ministro já ordenou que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar os assassinatos.

“Cinco anos e a mesma pergunta se repete: quem mandou matar Marielle Franco? Com o presidente Lula e o ministro Flávio Dino crescem as esperanças que essa violência política não fique mais sem resposta. Marielle, presente”, disse o deputado Alencar Santana (PT-SP).

Projeto de Lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projeto de lei, proposto pelas ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Cida Gonçalves (Mulher), para criar o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. O objetivo é que o 14 de março, data que marca o assassinato brutal da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, se torne um marco de resistência, da luta política e do debate sobre a visibilidade, representatividade e segurança de mulheres nos espaços de poder.

“A aprovação da proposta de Lula é uma forma para que a morte dessa grande mulher fique para nós como um legado de luta de gênero e de raça e que possamos não mais ser vítimas dessa terrível e extrema violência política, que neste caso acabou com a vida de duas pessoas. Não seremos caladas nem por balas. Resistiremos e Marielle seguirá vivendo um pouco em cada uma de nós que leva esse legado adiante”, afirmou a deputada Reginete Bispo (PT-RS).

 

Leia mais declarações:

 

Fernando Mineiro (PT-RN) – “Meia década é muito tempo para continuarmos sem respostas e sem condenação de quem mandou matar Marielle e Anderson. Exigir punição contra o assassinato político de Marielle é também defender a democracia brasileira”.

Erika Kokay (PT-DF) – “Mais um ano sem Marielle. 5 anos de um insuportável silêncio. Até quando vão banalizar os corpos das mulheres e os corpos negros? Até quando o ódio será naturalizado? Marielle virou semente e irá florescer para sempre. Marielle, vive”.

Natalia Bonavides (PT-RN) – “Não somos todas Marielle. Pouquíssimas foram como Marielle. Foram pouquíssimas as que, sendo ‘mulher, negra, mãe e cria da Favela da Maré ‘, como ela se apresentava, ocuparam um dia um espaço institucional na política”.

Vicentinho (PT-SP) – “Justiça por Marielle Franco e Anderson. 5 anos sem resposta”.

Ana Paula Lima (PT-SC) – “Cinco anos sem Marielle e Anderson, há 5 anos o Brasil se questiona quem mandou matar a vereadora do Rio. Um crime brutal de violência política que não pode ser esquecido, não pode ficar na impunidade. Justiça por Marielle, justiça por todos nós. Marielle, Presente”.

Padre João (PT-MG) – “Quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes? Hoje faz 5 anos. Sem resposta. O Brasil e mundo precisam saber”.

Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Hoje completam-se 5 anos de luta por justiça pelo assassinato brutal da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Há cinco anos o Brasil e o mundo ainda aguardam por respostas. Quem mandou matar Marielle? E por quê?”.

Paulo Guedes (PT-MG) – “1826 dias, 261 semanas, 60 meses, 5 anos que o Brasil se pergunta: Quem mandou matar Marielle?”.

Rogério Correia (PT-MG) – “Já se passaram 5 anos que Marielle e Anderson foram brutalmente assassinados. Ainda não sabemos quem foi o mandante do crime. O Brasil precisa saber não só para que se faça Justiça, mas também para que a democracia não se fragilize. Marielle, presente. Justiça, Sempre!”.

Pedro Uczai (PT-SC) – “Já são 5 anos da pergunta: quem mandou matar Marielle e Anderson? E por quê? O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) não pode ser esquecido, e a violência política contra mulheres negras precisa acabar”.

Rubens Pereira Jr. (PT-MA) – “5 anos após o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a Polícia Federal, sob o comando do ministro da Justiça Flávio Dino, entrou no caso e finalmente vai responder à pergunta que não quer calar: quem mandou matar Marielle? O Brasil exige respostas”.

Dilvanda Faro (PT-PA) – “Justiça por Marielle e Anderson, são cinco anos sem respostas. Cinco anos que a sociedade brasileira pergunta: quem mandou matar Marielle e Anderson? Seguimos na luta no combate à violência política”.

Ana Pimentel (PT-MG) – “Hoje presto minha sincera homenagem ao exemplo de pessoa política que foi Marielle, que literalmente lutou até o fim com o seu próprio corpo. Presto minhas condolências também à família de Anderson, que com ela esteve em muitas dessas batalhas e até o fim. Aos familiares de ambos, deixo meu carinho, meu abraço”.

Miguel Ângelo (PT-MG) – “Solucionar definitivamente o caso Marielle é questão de honra para o Estado. Meia década e ainda não temos respostas. Pela democracia brasileira. Precisamos saber quem mandou matar Marielle e por quê”.

Marcon (PT-RS) – “Marielle levantava a voz pelos direitos dos negros, mulheres, moradores de favelas, pessoas LGBTQIA+, a população invisibilizada por uma sociedade que resiste em reconhecer seus preconceitos estruturais”.

Bohn Gass (PT-RS) – “Eles não sabiam, mas Marielle era semente…”.

Dandara Tonantzin (PT-MG) – “Há 5 anos, mesmo sem respostas, insistimos: quem mandou matar Marielle Franco? Hoje é dia de lembrar da coragem de Marielle Franco, que floresceu em ainda mais mulheres de luta, e reforçar a luta por Justiça”.

Valmir Assunção (PT-BA) – “5 Anos sem respostas e seguimos perguntando: quem mandou matar Marielle Franco. Queremos justiça por Marielle e Anderson”.

Os deputados Helder Salomão (PT-ES), Adriana Accorsi (PT-GO) e Patrus Ananias (PT-MG) também lamentaram a demora para que o crime seja esclarecido.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também