Zeca Dirceu: “Reparação histórica”

Líder Zeca Dirceu. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

(*) Zeca Dirceu

 

Uma excepcional vitória foi obtida nesta semana, com a aprovação do projeto de lei (PL 5384/2020), de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que garante a continuidade e aperfeiçoamento da Lei de Cotas no ensino federal.

Trata-se da consolidação de processo de reparação histórica de erros ou mesmo crimes cometidos contra negros, indígenas e quilombolas do país, com abertura de acesso à universidade a eles e a pessoas com deficiência e aos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Com o voto da Bancada do PT, a consolidação da Lei de Cotas – aprovada inicialmente nos governos do PT – significa garantir justiça social, respeito à dignidade humana e direito à educação.

Nos primeiros dez anos de vigência, cumpriu uma importante missão no País, transformando nossa universidade em espaço mais plural e democrático. O novo marco legal vai ser ainda apreciado pelo Senado, mas a expectativa é de que seja ratificado, para que o país avance ainda mais na democratização do acesso à universidade.

É bastante emblemático que a relatora da matéria, a deputada Dandara Tonantzin (PT-MG), eleita para o primeiro mandato e de apenas 29 anos de idade, tenha sido cotista na graduação de pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no mestrado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um fato histórico ter uma ex-cotista como relatora da lei de cotas na Câmara Federal.

Ela fez um trabalho elogiável na condução do tema, demonstrando capacidade para negociar, dialogar e aprovar um projeto de ampla repercussão em toda a sociedade. Além do desempenho de Dandara, enalteço também o papel de nossa bancada feminina, dos negros e negras de nosso partido, pessoas combativas que atuaram pela aprovação do projeto.

E, claro, agradecimentos a Benedita da Silva (PT-RJ), Carlos Zarattini (PT-SP) e Valmir Assunção (PT-BA), que no ano passado apresentaram projeto de lei para garantir a prorrogação pelo prazo de 50 anos da Lei de Cotas.

A chancela da Câmara para a Lei de Cotas é de importância fundamental, pois a educação é transformadora, cria oportunidades e permite pavimentar o caminho para um país desenvolvido e socialmente justo. A própria Dandara frisou que sua trajetória de vida tem a ver com a educação e a Lei de Cotas.

O projeto aprovado é inclusivo, pois assegura a participação na universidade de segmentos sociais historicamente alijados da educação pública de nível superior. Democracia pressupõe igualdade de oportunidades nos campos econômico, social, político e cultural, e o acesso à educação de qualidade é o ponto central do processo.

Graças à estratégica decisão dos governos do PT de adotar a Lei de Cotas, hoje é possível ver nas universidades públicas negros e indígenas, pessoas da periferia, em diferentes cursos e graduações. As mudanças aprovadas pela Câmara aprofundam as conquistas.

O sistema de cotas foi uma grande vitória do movimento negro durante os governos do PT e contribuiu para o ingresso de milhares de estudantes nas universidades. Por isso, é preciso comemorar a continuidade das políticas de reparação para impedir retrocessos e corrigir desigualdades.

*Deputado federal pelo Paraná e líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

Artigo publicado originalmente na Revista Focus

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100