Zeca Dirceu quer Receita Federal na fiscalização da importação do leite em pó

Líder Zeca Dirceu em reunião para tratar da crise do setor leiteiro. Foto: Gabriel Paiva

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR) vai oficiar o secretário-chefe da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para que o órgão desenvolva ações mais efetivas a fim de ampliar a fiscalização da importação de leite em pó através das fronteiras dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). “Todas as medidas serão tomadas para proteger e incentivar a produção leiteira do País”, disse o líder do PT nesta quarta-feira (13), após reunião com os deputados da região sul e representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e da Fetraf (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Paraná).

Segundo a Contag e a Fretap, nos dois primeiros trimestres deste ano já foram importados quase 82 milhões de quilos de leite em pó. Se continuar neste ritmo, encerra o ano com 125 milhões de quilos importados. “O setor enfrenta uma crise sem precedentes e mais de 600 mil agricultores deixaram a produção em função dos custos e, principalmente, da importação dos derivados da Argentina e do Uruguai”, observou o deputado.

Zeca Dirceu adiantou aos produtores que já acionou os ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, e da Fazenda, além da Polícia Federal (PF) que cada órgão, no âmbito de suas competências, venha atuar em apoio ao setor leiteiro e na investigação da importação dos lácteos.

Investigação da PF

Para a PF, o deputado solicitou a investigação frente a crescente importação de leite em pó e as suspeitas, conforme relatam os produtores brasileiros, de sua transformação em leite líquido, uma prática proibida no Brasil. Zeca Dirceu afirmou que as importações e a possível adulteração do produto vem prejudicando sobremaneira os produtores da cadeia leiteira. “É urgente e necessário proteger a indústria leiteira nacional e apoiar seu crescimento. A produção do leite é o sustento de milhares trabalhadores rurais no Brasil”, disse.

Requerimento aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado ao ministro Fernando Haddad (Fazenda) solicita informações sobre os valores das importações de produtos lácteos, especialmente de leite em pó, por país de origem, no período de janeiro a agosto de 2023.

Além disso, questiona como é feita a fiscalização aduaneira e se há algum processo de rastreamento dos produtos lácteos. “O Ministério da Fazenda tem realizado fiscalização nas unidades industriais que importam produtos lácteos? E se foram realizadas autuações, informar as empresas por estados, e o valor das multas aplicadas”, diz o documento.

Política permanente

“Quais as providências estão sendo adotadas pelo Ministério com relação às denúncias de importação predatória? Qual valor dos créditos de custeio e de investimento, por tipo de produtos, destinados no período de 2019 até 2023? E qual a inadimplência destes contratos?”, aponta o requerimento.

“A avaliação corrente por parte das diversas entidades representativas do setor e das entidades públicas é que tem ocorrido uma excessiva importação de leite provocando uma queda no preço interno e consequentemente na remuneração dos produtores”, afirma o deputado.

Para Zeca Dirceu, as informações requisitadas são importantes na formulação de ações emergenciais pelo governo federal para contenção da crise e formulação de uma política permanente para o setor.

 

Assessoria de Comunicação líder Zeca Dirceu

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100