O deputado federal Zé Neto (PT-BA), a Conacs e outros parlamentares participaram de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar do reajuste salarial e do plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, nessa terça-feira (24), em Brasília.
“Acompanho as pautas dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias há anos e apoio integralmente as demandas dos agentes. Esses profissionais fazem a diferença na atenção básica de saúde e são ainda mais necessários, por causa da pandemia. Eles merecem uma remuneração adequada e a requalificação de suas carreiras”, afirmou Zé Neto.
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica e outros representantes da categoria participaram da reunião. “Tratamos com o ministro sobre o reajuste do nosso piso salarial nacional, sobre as PECs 22/2011 – 14/2021 e sobre o curso técnico para qualificação e valorização dos agentes. Foi uma reunião muito positiva”, avaliou a presidenta.
Proteção
Zé Neto defende a aprovação das PECs 22/2011 – 14/2021 que criam medidas de proteção trabalhista, previdenciária e de valorização salarial para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. “Já solicitei ao presidente Arthur Lira e aos líderes de partidos para votarmos essas PECs que vão dar melhores condições de trabalho, financeira e técnica para essas profissionais fundamentais”, concluiu o deputado.
Assessoria de Comunicação