Vicentinho e Valmir Assunção debatem com indígenas PEC 215 e violência na Bahia

vicentinho-indios-valmir-12-03-14

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Uma comitiva de lideranças indígenas esteve reunida, nesta quarta-feira (12), com o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), e o deputado Valmir Assunção (PT-BA). Os indígenas, procedentes de vários estados e etnias, pediram o apoio da bancada petista para barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/00) que transfere a competência de demarcação de terras indígenas do Executivo para o Legislativo. Além disso, a comitiva relatou diversos casos de violência contra os povos originários, especialmente no sul da Bahia, considerado um caso emblemático envolvendo as nações tupinambá e pataxó.

Para os indígenas, a PEC 215 é um “atentado” aos seus direitos e “praticamente põe fim” às demarcações de novas terras. Vicentinho garantiu que a bancada é amplamente contrária à proposta, que faz parte de uma ofensiva da bancada ruralista sobre territórios indígenas e quilombolas. “Há uma sensibilidade muito grande na nossa bancada quanto a esse tema e vamos trabalhar para que essa PEC não seja aprovada”, declarou o líder petista.

Violência – Os indígenas pediram aos parlamentares petistas que façam gestões junto ao governo federal para que a situação do sul da Bahia seja resolvida e, com isso, o conflito chegue ao fim. Para Valmir Assunção, a Constituição deve ser respeitada, assim como os direitos das pessoas que estejam vivendo e trabalhando dentro dos territórios indígenas na região. “A demarcação é a saída para resolver o problema, mas é preciso garantir a indenização aos assentados e pequenos produtores que vivem na terra indígena, bem como é necessário respeitar os direitos das comunidades quilombolas. Só isso poderá pacificar a região e acabar com o conflito e é o governo que tem a responsabilidade de realizar isso”, afirmou Valmir, que é natural de Itamaraju (BA), cidade localizada na área onde ocorre a disputa entre índios e grandes produtores rurais.

A PEC 215 está sendo debatida por uma comissão especial – presidida pelo deputado Afonso Florence (PT-BA) – que vai promover audiências públicas em diversas unidades da federação antes de emitir o seu parecer final.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100