Vicentinho defende na Câmara aprovação de PEC que reduz jornada de trabalho de 44h para 40h semanais

Deputado Vicentinho. Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

O deputado Vicentinho (PT-SP) fez nesta semana um apelo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e aos líderes dos partidos, para que pautem a votação no plenário da Casa da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95) que reduz a jornada semanal de trabalho de 44h para 40h semanais. O parlamentar lembrou que a PEC, da qual foi o relator em uma Comissão Especial, foi aprovada por unanimidade no colegiado e desde 2009 aguarda para ser votada no plenário da Casa. Segundo o petista, a redução da jornada é importante para gerar mais empregos, garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores, e ainda aumentar a produtividade das empresas gerando mais lucro.

Segundo Vicentinho, vários países desenvolvidos do mundo já adotam a jornada de 40h semanais. “Por que 40 horas semanais? Primeiro, porque no mundo a jornada já é de 40 horas semanais — em alguns países, é de 36 horas; em outros, a jornada para algumas categorias é menor ainda, sobretudo nos países mais avançados, como no caso da Alemanha e da França. Segundo, porque a Convenção 47 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é clara quanto a isso”, explicou.

De acordo com o petista, a Convenção 47 é clara ao afirmar que jornadas superiores a 40h semanais trazem como consequência o adoecimento aos trabalhadores. “Já foi comprovado que, quando ocorre a redução da jornada, as empresas ganham demais, até porque não só se mantém a produtividade, como ela também tem aumentado, já que os trabalhadores ficam satisfeitos, porque são respeitados e reconhecidos como importantes”, defendeu.

Reduzir jornada sem diminuir salário

O petista argumentou ainda que a redução da jornada de trabalho vai permitir aos trabalhadores terem mais tempo para dedicar a família, ao lazer e ao estudo. “Por isso, eu quero aqui fazer um apelo ao presidente Arthur Lira e aos Líderes de bancadas: vamos pautar, o mais breve possível, a PEC das 40 horas semanais, e claro, sem redução do salário”, defendeu.

 

Héber Carvalho

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex